Como se preparar para o ENEM? A Escola S te ajuda!

Como se preparar para o ENEM? A Escola S te ajuda!

Ensino Médio
Como se preparar para o ENEM? A Escola S te ajuda!

11/11/2021 4 min de leitura

Se você está cursando o ensino médio, com certeza já teve a preocupação de como se preparar para o ENEM – principalmente se estiver no último ano. O momento é de muita ansiedade por ser decisivo para o futuro. Um bom planejamento é essencial para ter destaque nas provas.

A hora está chegando! Em 2021, o Exame Nacional do Ensino Médio está marcado para os dias 21 e 28 de novembro e, segundo dados do INEP, mais de 3 milhões de pessoas farão a prova neste ano. Apesar de ter o menor número de inscritos das últimas 15 edições, a gente sabe que é impossível fugir do nervosismo. Não é mesmo!?

Para te ajudar a se sentir mais seguro e confiante antes e durante a prova, destacamos algumas dicas importantes ao longo deste artigo. Confira!

Preparação ao longo do ano

A prova do ENEM é dividida em ciências humanas, ciências da natureza, linguagens, matemática e redação. O volume de conteúdos abordados é alto, exigindo uma preparação prévia dos estudantes por meio de rotinas intensas de estudo e cronogramas preparatórios.

Agora, próximo à data de realização das provas, é momento de revisitar esses conteúdos para mantê-los frescos na memória. Uma boa maneira de fazer isso é por meio da realização das provas antigas, nas quais você poderá ver quais os assuntos mais frequentes e as principais formas de abordagem.

Outra estratégia que pode ser adotada é manter o foco naqueles conteúdos que você tem mais dificuldade. Se os assuntos “mais fáceis” já estão dominados, não há necessidade de gastar tempo com eles. Dessa forma, você garante mais pontos na realização das provas.

Lembre-se também que uma das etapas mais importantes é a redação do ENEM. Ela está sempre relacionada com assuntos que foram destaque ao longo do último ano e têm relevância social.

Procure em sites de notícias aqueles temas que tiveram maior repercussão e faça uma análise detalhada dos desdobramentos. Argumentar bem sobre o assunto e sugerir soluções para os problemas são critérios decisivos para um bom desempenho!

Como se preparar para o ENEM: não se esqueça da saúde mental e física

Já vimos que para ir bem nas provas é preciso ter estudado bastante, mas além disso, é preciso também que você fique atento(a) à sua saúde mental e física. Então nada de se cobrar demais nesse período!

Dê um tempo dos estudos e faça atividades que te deem prazer. Leia um livro, vá ao cinema e encontre-se com amigos. Essas são ótimas maneiras de se distrair e evitar pensamentos negativos.

Além disso, mantenha uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos e tenha boas noites de sono. Tudo isso interfere – e muito – para a obtenção de um bom resultado.

Quando o grande dia chegar, preste atenção ao local de prova e ao horário de fechamento dos portões. Carregue com você uma garrafa d’água e um lanche leve para a realização do exame. Leve também a confiança de que irá ter um bom resultado!

Está chegando no ensino médio agora? Saiba como se preparar para o ENEM desde já

Se você está chegando ao ensino médio agora, temos uma dica que será valiosa! Na Escola S, o Novo Ensino Médio – reforma na estrutura de ensino brasileira aprovada pela Lei nº 13.415/2017 – já está valendo.

O ajuste das escolas deve ser feito até 2022, mas por aqui já adotamos esse novo formato desde 2019.

Com o objetivo de adequar a educação básica brasileira às necessidades da atualidade, que pede competências e habilidades sociais, pessoais e tecnológicas, esse novo formato coloca os próprios estudantes no centro do processo de aprendizagem.

Ao fazer essa relação com a atualidade, fica mais fácil compreender os conteúdos e entender a importância deles em nossas vidas. Além disso, esse novo método de ensino vai ao encontro da proposta do Exame Nacional do Ensino Médio, que visa relacionar os conteúdos aprendidos em sala de aula com questões sociais do nosso país.

Metodologia pedagógica Geekie One

Se o objetivo é colocar os alunos em primeiro plano, a Escola S dá show!

O protagonismo dos estudantes depende muito da possibilidade que eles têm de encontrarem por conta própria os conhecimentos que precisam e assim ter maior autonomia na trajetória educativa. Mas para isso, é preciso um bom método!

Por esse motivo, a Escola S adota a metodologia pedagógica Geekie One, um modelo de educação que mescla o ensino online e o ensino presencial.

O Geekie One oferece uma metodologia ativa de trabalho e com maior dinamismo que combina a tecnologia com as práticas pedagógicas. Por meio da plataforma, os estudantes têm acesso a um formato de aprendizado mais leve, prático e organizado, no qual eles mesmos determinam o ritmo de estudo.

Tudo isso com o intuito de flexibilizar o currículo escolar, oferecer uma proposta mais interdisciplinar e, claro, mostrar como se preparar para o ENEM.

Com a Escola S, a aprovação no ENEM é certa!

O Ensino Médio da Escola S é pautado em um novo jeito de aprender e ensinar, fundamentado nas necessidades da sociedade do século XXI e do mundo do trabalho atual. Nele, cada aluno precisa ter a capacidade de se reinventar diante dos novos desafios e das diversas situações da vida.

A proposta pedagógica permite que os alunos aprofundem-se na área que mais gostam, optando por umas das áreas do conhecimento do Itinerário STEAM – Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, ou ainda complementar o diploma com um Curso Técnico, por meio do Itinerário de Formação Profissional.

Ficou curioso(a) para conhecer o Ensino Médio da Escola S? Acesse o site e tire suas dúvidas!

Aproveite também que o período de matrículas está aberto e entre em contato com a Escola S da sua cidade  para saber mais.

Como se preparar para o ENEM com a Escola S