Quando é a Black Friday no Brasil? Saiba tudo sobre a data

Quando é a Black Friday no Brasil? Saiba tudo sobre a data

Quando é a Black Friday no Brasil? Saiba tudo sobre a data

14/11/2023 4 min de leitura

Todo mundo sabe que novembro é o mês dos descontos. Com a proximidade das festas de fim de ano e o pagamento de direitos trabalhistas, como o 13º salário, grandes empresas aproveitam o momento para ofertar seus produtos e serviços com promoção. 

De uns anos para cá, um termo se popularizou nesta época do ano: a Black Friday. Mas afinal, o que é a Black Fiday? O nome em inglês já indica uma origem estrangeira e, por isso, causa outra dúvida: e quando é a Black Friday no Brasil? 

Quer descobrir tudo isso e ainda conferir algumas dicas para não cair em golpes nestas ações comerciais? Então continue lendo esse conteúdo. 

 

Qual é a origem da Black Friday?

A origem deste termo nos leva aos Estados Unidos, mais especificamente na Filadélfia, na década de 1960. Foi nesse período que a expressão “Black Friday” foi usada pela primeira vez, para se referir ao congestionamento ocasionado pelas compras que antecedem o Dia de Ação de Graças. Vale lembrar que, neste período, o termo black (preto) foi empregado com uma conotação racista, ao relacionar a cor de pele com o caos que as aglomerações criavam. 

Depois de alguns anos, o termo ganhou uma nova perspectiva. Nela, é enfatizado o êxito dos comerciantes. Isso porque, na cultura norte-americana, quando há prejuízo, os números estão no vermelho. Porém, quando há lucro, “os números ficam no preto”. Os termos “preto” e “vermelho” se referem às cores das canetas usadas nos cadernos contábeis. Algo parecido com deixar “as contas no azul”, como dizemos no Brasil.

Com o passar do tempo, a Black Friday se popularizou nos Estados Unidos com descontos significativos e muitas promoções sendo oferecidas pelas lojas. O movimento acabou se espalhando para outros países, como o Brasil, e hoje, já é tradição esperar pelos descontos que as empresas oferecem nos últimos meses do ano. 

 

Mas afinal, quando é a Black Friday no Brasil? 

A ação é sempre realizada na última sexta-feira de novembro. A data acaba sendo a mesma da Black Friday norte-americana e está relacionada ao feriado de Ação de Graças. Porém, com a concorrência acirrada, muitas empresas optam por antecipar os descontos, já colocando seus produtos e serviços em oferta no começo de novembro. 

E agora, quando será a Black Friday em 2023? A última sexta-feira do mês, neste ano, será no dia 26 de novembro. É bom ficar atento porque essa não é a última semana do mês, mas sim a última sexta. 

 

Como evitar cair em golpes?

Antes de fazer qualquer compra online, é muito importante tomar algumas precauções. As dicas valem para o ano inteiro, mas a prevenção deve ser reforçada em grandes ações, como é o caso da Black Friday. Confira algumas formas de evitar golpes e ter uma experiência de compra segura e satisfatória neste momento do ano:

Pesquise antes

Se você tem algum produto ou serviço em mente, faça pesquisas antes da Black Friday para saber a média dos preços normais. Se achar melhor, anote ou registre em uma planilha para comparar com os valores das promoções de novembro. Isso ajudará a saber se os descontos são reais ou não.   

Compre de sites confiáveis

Essa dica é muito valiosa e vale para qualquer época do ano. Prefira sempre comprar de sites e empresas que você sabe que existem e são sérias. É sempre bom prestar atenção em sites desconhecidos e que oferecem preços bons demais para serem verdadeiros. 

Verifique a segurança do site

Existem algumas estratégias para garantir que você está comprando em sites confiáveis. Uma delas é verificar se o endereço começa com “https://” e se há um ícone de cadeado logo ao lado. Neste formato: 

Desconfie de ofertas exageradas

Você já deve ter ouvido por aí a expressão “não existe almoço grátis”. Lembre-se sempre dela ao ver promoções exageradas ou que pareçam sair “quase de graça”. Se ver algum anúncio deste tipo, preste atenção nos outros indícios apontados aqui e pesquise o produto em buscadores, como o Google, para confirmar. 

Procure por comentários e avaliações

Hoje em dia, com a popularização das compras online, muitos usuários têm o costume de fazer avaliações e dar feedbacks sobre os produtos e serviços que consomem. Estes comentários são valiosos para ter uma percepção sobre a qualidade do que foi comprado. Eles também são ótimos para saber se o fornecedor é confiável. 

Além disso, há sites especializados em receber denúncias e reclamações, como o Reclame Aqui. Estes portais fornecem notas para lojas, a partir dos relatos e experiências dos clientes. 

Procure por comentários e avaliações

Mantenha sempre o antivírus do seu computador atualizado. Para dispositivos móveis, o recomendado é fazer todas as atualizações no sistema operacional. 

Cuidado com ofertas em e-mails desconhecidos

Empresas sérias só enviam e-mails para clientes e pessoas que aceitaram receber comunicações. Por isso, fica o alerta com e-mails de sites que você não se cadastrou, que ofereçam ofertas incríveis. Não clique nos links e jamais forneça informações pessoais. 

Prefira métodos de pagamento seguros

Sempre que possível, opte por pagamentos que ofereçam alguma garantia, como é o caso do cartão de crédito. Os bancos e operadoras oferecem proteção contra fraudes. Além disso, sempre mantenha consigo o registro de suas transações. Como, por exemplo, confirmação de compra e recibo do pagamento. 

 

Confira seus direitos

Sempre que ficar com alguma dúvida, consulte o Código de Defesa do Consumidor. Esta legislação brasileira tem por objetivo proteger os interesses dos consumidores e equilibrar as relações de compra. 

 

Conheça as promoções da Blue Week SESI SENAI

Agora que você já descobriu quando é a Black Friday no Brasil e garantiu dicas para evitar cair em fraudes, aproveite para conferir as promoções do SESI e do SENAI. 

A Blue Week será de 20 a 26 de novembro e, nesse período, você terá acesso aos maiores descontos do ano. Clique aqui para saber mais