Scrum e Metodologias Ágeis: o que são e como usá-las na Área de Tecnologia

Scrum e Metodologias Ágeis: o que são e como usá-las na Área de Tecnologia

Graduação
Scrum e Metodologias Ágeis: o que são e como usá-las na Área de Tecnologia

02/10/2024 3 min de leitura

Você deseja executar grandes e complexos projetos de tecnologia em menos tempo? Então já vamos começar desmistificando que, menos tempo dedicado a uma tarefa, não quer dizer que ela tenha recebido menos atenção e tenha menos qualidade. 

Muitas empresas de Tecnologia trabalham com a entrega de projetos complexos que demandam planejamento, foco e ações assertivas. A Metodologia Scrum, por exemplo, quando inserida nessa rotina de trabalho, pode trazer mais resultados, otimização e qualidade, principalmente se as operações são incertas e possuem um fluxo de trabalho intenso. 

  •  Por isso, este é insight muito valioso👇
    Os profissionais que desenvolvem software, atuam com dados, redes e IA, devem contar com práticas rotineiras e metodologias que facilitem a entrega final. 

Leia também: Cursos de tecnologia em alta: descubra qual é o melhor para você 

Quer entender mais sobre estas metodologias e como elas podem facilitar o seu dia a dia?

Então fique neste texto e confira todos os detalhes sobre Scrum e algumas outras Metodologias Ágeis. 

O que é Scrum? 

O Scrum é um conjunto de boas práticas que facilitam o gerenciamento de projetos complexos, tornando-os mais eficientes e otimizados, especialmente em situações onde nem todas as etapas ou requisitos são definidos desde o início.

Para que a metodologia funcione, é preciso ter processos claros e simplificados, além disso, todas as etapas do projeto precisam ser registradas e mantidas visíveis para todos, assim, os envolvidos conseguem entender – mesmo sem fazer parte – do que vai ser entregue, o que foi concluído e o que falta fazer, até chegar na sua vez de atuação. 

Inclusive… Sprints? Já ouviu falar nisso?

Elas são parte fundamental das sprints e são os “ciclos rápidos”, onde há um tempo pré-determinado para que as atividades sejam concluídas. Esses ciclos costumam durar entre 2 a 4 semanas. 

Além disso, priorizando a criatividade e fluidez nos processos, o Scrum segue seis princípios, veja quais são: 

  • Flexibilidade dos resultados;
  • Flexibilidade dos prazos;
  • Times pequenos;
  • Revisões constantes;
  • Colaboração;
  • Orientação a objetos.

Desta forma, quando a forma de trabalho permite que os erros possam ser consertados durante as sprints, podemos considerar que se trata da metodologia ágil Scrum.

O que são Metodologias Ágeis?

As Metodologias Ágeis, como o próprio nome sugere, têm como foco a agilidade no desenvolvimento de projetos. Ao contrário dos métodos tradicionais de gerenciamento de projetos, que seguem um caminho linear. Ou seja, as Metodologias Ágeis são interativas. 

Mas qual é o diferencial das Metodologias Ágeis e por que aplicá-las?

Focadas no cliente final e na entrega de valor, as Metodologias Ágeis visam estimular uma gestão de processos que garanta o controle e possíveis ajustes frequentemente. É uma ferramenta que promove o trabalho em equipe, a colaboração entre os funcionários e a inteligência coletiva. 

E o que faz parte das Metodologias Ágeis? Abaixo, as mais conhecidas para você anotar e pesquisar👇

  • Kanban;
  • Agile;
  • Lean;
  • E claro, o Scrum.

Mas o que, de fato, é relevante no Scrum?

Quando procuramos novas formas de otimizar o trabalho do time, deve ser levado em consideração o que de fato é relevante e quais são as mudanças práticas disso. Por isso, monitorar o andamento de cada etapa da gestão faz com que o projeto se torne mais visual, sendo este um dos grandes ganhos do método. 

Neste sentido, algumas empresas acham complicado acompanhar a evolução do projeto, de forma que não conseguem identificar nem mesmo em que fase está seu desenvolvimento. Já com o Scrum, há flexibilização dos prazos para toda a equipe, evitando que o resultado do projeto seja afetado por possíveis imprevistos.

É possível desenvolver uma abordagem mais realista para superar esses desafios, evitando sobrecarga de trabalho e estresses desnecessários.

Além disso, o Scrum traz outra vantagem: a valorização do esforço em equipe por se basear na divisão minuciosa das etapas do trabalho com cada colaborador designado, tornando as atividades mais coletivas.

Benefícios da metodologia

 

  • Agilidade: como parte integrante das metodologias ágeis, um de seus principais benefícios é a velocidade para a entrega de tarefas – de 2 a 4 semanas.  
  • Motivação: todos os envolvidos fazem parte das decisões e são voz ativa nas reuniões. Assim os colaboradores tendem a ficar mais motivados; 
  • Visualização: O time consegue visualizar todas as tarefas, suas complicações e facilidades,  que pode ser a solução para as dificuldades; 
  • Ausência de vulnerabilidades: a qualidade é uma grande protagonista, junto com os prazos “curtos”, que visam um rápido contorno de possíveis erros, diminuindo falhas; 
  • Alteração de prioridades: os projetos nem sempre precisam seguir a mesma ordem – comum no método cascata – aqui, chamamos de “framework maleável”, por isso, a qualquer momento podem ser feitas alterações dentro do sprint ou dos documentos de demandas, alterando as prioridades de entrega para conferir celeridade ao processo

A conexão entre as metodologias ágeis e o UniSENAI

O UniSENAI tem uma metodologia mão na massa, voltada para a aprendizagem prática, conectada às demandas da indústria e à transformação digital. No portfólio, você encontra cursos de graduação e pós-graduação que foram desenvolvidos para capacitar profissionais com as Metodologias Ágeis, como o Scrum, preparando-os para liderar projetos inovadores e entregar resultados com eficiência. 

Neste contexto, seja você um profissional em início de carreira ou alguém em busca de atualização, o UniSENAI tem o curso ideal para você dominar a tecnologia e avançar na sua carreira.