Os desafios impostos pelo cenário ambiental, movimentam a busca por soluções cada vez mais sustentáveis. Fazem parte desta pauta a mobilidade elétrica e o uso de energias renováveis.
O Acordo de Paris, tratado mundial com o objetivo de reduzir o aquecimento global, alerta: precisamos de ações concretas em relação ao consumo de energia e a redução na emissão de GEE – Gases do Efeito Estufa. Caso contrário, teremos níveis alarmantes no aumento de temperatura do planeta.
O acordo propõe a descarbonização no setor de transporte em 18%, até 2050, limitando o aumento da temperatura no planeta em 2° Celsius. Sem essa redução, pode-se atingir alarmantes 6° Celsius.
A declaração de Paris de Eletromobilidade e Mudança de Clima estabelece um objetivo global de 100 milhões de carros elétricos e 400 milhões de motos e triciclos em 2030.
O tema é urgente, mas ainda há muito o que discutir. Neste artigo, trazemos as principais informações. Confira!
Quando os veículos deixarão de utilizar combustível fóssil e serão definitivamente elétricos?
A resposta depende de diversos fatores. Entre eles, inclui-se uma mudança estrutural de grande porte, levando em conta os aspectos tecnológicos, sociais, mercadológicos e sem dúvida, ambientais.
É necessário estabelecer um novo ecossistema que inclui:
– As montadoras de veículos;
– Os fornecedores de energias renováveis;
– As indústrias dos mais variados setores;
– Soluções tecnológicas;
– Órgãos governamentais;
– E os consumidores.
Além disso, não podemos deixar de citar também a importância de termos profissionais especializados e preparados para contribuir com essa evolução.
A mobilidade elétrica no Brasil e no mundo
A substituição de veículos automotores a combustão já é uma realidade em países desenvolvidos. De acordo com estudo da Boston Consulting Group, países desenvolvidos já preveem altos índices de vendas de veículos elétricos até 2030: EUA 79%, União Europeia 88% e China 96%.
No Brasil, avançamos de forma lenta, porém já registramos recordes. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), no primeiro quadrimestre de 2021, o país registrou 7290 veículos novos emplacados.
O aumento foi de 29,4% sobre o primeiro quadrimestre de 2020. Esses dados reforçam a previsão da própria ABVE de que o mercado nacional deve ultrapassar a marca de 28 mil eletrificados só em 2021.
Os principais desafios para o setor
Ainda temos obstáculos a serem superados, como: a falta de incentivos financeiros por parte do governo, leis que obriguem a reduzir a emissão de GEE, normas regulamentadoras e investimentos em estações de recarga.
Além disso, a necessidade de profissionais especializados e preparados para contribuir com essa evolução também é um ponto a ser considerado.
Que os veículos elétricos são a melhor solução para o problema, definitivamente não restam dúvidas. De acordo com Adalberto Maluf, presidente da ABVE e professor do MBI em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis da Faculdade SENAI, os carros elétricos podem ser até 6x mais eficientes e ter manutenção até 4x mais barata em comparação aos carros tradicionais que utilizam motor a combustão.
Mobilidade elétrica: novos cenários para o mercado de trabalho
Atualmente, a necessidade de profissionais capacitados para contribuir com a evolução da mobilidade elétrica e as energias renováveis é sobretudo um ponto a ser considerado.
O Ministério de Minas e Energia (MME), em pesquisa recente, previu uma grande demanda por perfis especialistas em veículos elétricos, em infraestrutura e instalação de eletropostos e em soluções de mobilidade urbana.
De acordo com o estudo, para o futuro, novas competências são requeridas, como conhecimento em integração de fontes de energia renováveis e sistemas de armazenamento de energia; aprendizados sobre novos modelos de negócios e gestão energética; e uso de ciência de dados em gestão de operação e manutenção de sistemas.
Assim, para contribuir com a formação e desenvolvimento desses profissionais do futuro, a Faculdade SENAI oferece o MBI em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis.
MBI em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis da Faculdade SENAI
Apoiado na parceria entre os Sistemas Fiesc e Fiep, o MBI em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis será conduzido por especialistas da indústria, com reputação e experiência reconhecidas, além de professores oriundos das duas casas.
Além do time de especialistas referência no mercado, são realizadas imersões em ambientes como Institutos de Inovação e empresas de referência nessa área, criando a oportunidade perfeita para aplicar os conhecimentos na prática.
Aproprie-se das novas tendências e contribua, como cidadão do século XXI, para uma sociedade sustentável e muito mais eficiente, adquirindo conhecimento materializado em produtos, soluções e serviços inovadores.
Quer estar preparado para o mercado de trabalho? Conheça os cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade SENAI, venha aprender com quem mais entende de indústria.