Site icon Blog SESI SENAI

Quais são as áreas e as profissões do futuro?

O que conecta todas é a revolução tecnológica que vivemos no dia-a-dia.

A princípio a maioria dos profissionais, iniciantes ou experientes estão em constante necessidade de aprimorar-se, mesmo nos trabalhos tradicionais. E para quem já tem uma graduação, também existe uma diversidade de possibilidades de atualização ou até mesmo de adição de novas competências.

Neste sentido, áreas como gestão ligada à inovação, segurança digital e experiência do usuário são tendências com forte presença para as novas profissões.

Neste conteúdo, você irá saber quais são essas áreas e as respectivas profissões ligadas à elas.

Profissões do futuro ligadas à gestão e inovação

Antes de tudo, a gestão empresarial se renova frente aos novos negócios e novos formatos de equipes. Já quando falamos de novos negócios, um bom exemplo são as startups, que são empresas tecnológicas com crescimento exponencial e com grande variedade de processos que sofrem constantes mudanças enquanto elas se ampliam. 

Em contrapartida na questão de equipes, elas se tornam cada vez mais multidisciplinares e com alto desempenho frente à concorrência, além dos lançamentos constantes de novos produtos. Ao passo que novas funções de gestão são interessantes, como:

Competências recomendadas para os profissionais da área de gestão e inovação.

Conforme as competências para os profissionais que listamos acima, destacam-se:

Profissões do futuro ligadas à experiência do usuário

Sobretudo, a experiência do usuário segue, além da tecnologia, um aspecto forte na questão comercial. Afinal, um produto que entrega uma experiência satisfatória ou que vai além das expectativas, se torna um promotor das marcas, possibilitando um engajamento positivo com os usuários e clientes. 

Juntamente com essas expectativas, uma profissão em evidência para entregar esse produto ou solução assertiva é a de user experience designer. Esse profissional cria soluções pertinentes aos usuários, mas também às tendências do mercado, um misto de criatividade e estratégia.

Quais competências um user experience designer precisa desenvolver?

Profissões do futuro ligadas à segurança digital

O profissional da segurança digital tem a possibilidade de ampla atuação. Por exemplo uma delas é na área de gestão de segurança em ambientes na nuvem. Similarmente, o profissional fica responsável pela análise e investigação da  segurança forense computacional, além da segurança digital para a indústria 4.0. Então, na prática, o profissional  faz a gestão de todo o aparato para a manutenção do sigilo e proteção da nuvem contra ataques cibernéticos, impedindo vazamentos de informações.

Como posso me tornar um profissional do futuro e estar apto para essas funções?

Então listamos aqui alguns cursos que oferecem toda a preparação de que você necessita para desempenhar uma dessas profissões do futuro com excelente desempenho:

Portanto, na hora de escolher um curso para desenvolver e aprimorar suas habilidades para as profissões do futuro, fique atento! Nesse sentido, o ideal é contar com uma instituição de ensino renomada, com nível de excelência no MEC e docentes que possuem experiência no mercado.

Tudo isso você encontra no SENAI

Enfim, gostou desse texto? Deixe seu comentário, dúvidas ou sugestões abaixo! Aproveite para compartilhar com outras pessoas que também possam ter interesse. Para mais conteúdos, acesse o nosso blog. Até a próxima! 😉 

 

Exit mobile version