Site icon Blog SESI SENAI

Conheça habilidades para colocar no currículo e saiba como organizá-las

habilidades para colocar no currículo

habilidades para colocar no currículo

Provavelmente, você já ficou com dúvidas ao selecionar as habilidades para colocar no currículo. Com novos métodos na área de recrutamento e seleção, além das diversas opções de layout, é comum ficar perdido na hora de criar ou ajustar o arquivo.

Mas, ao seguir boas práticas, é possível destacar suas melhores competências e ficar passos à frente no processo seletivo dos seus sonhos. Quer descobrir todos os segredos de um bom currículo? Continue a leitura e aproveite as dicas!

Como fazer um currículo bom?

Antes de listar suas habilidades, é essencial compreender quais informações devem ou não fazer parte do seu currículo. Esse é um tema que gera muitas dúvidas e pode até mesmo eliminar candidatos, levando em consideração o alto volume de arquivos que os recrutadores recebem. 

Afinal, quais informações são fundamentais na hora de elaborar o currículo? Para ajudá-lo, listamos 6 passos essenciais para você fazer um currículo perfeito. Aliás, sempre que você for se candidatar a uma vaga, é essencial analisar a descrição e selecionar as informações que realmente são relevantes para a função. 

Ou seja, possivelmente, você terá que ajustar seu currículo algumas vezes ao longo da vida profissional!  

Leia também ++ O que é trabalho remoto e quais áreas estão adotando a modalidade

Habilidades e competências: principais diferenças 

Antes de mais nada, é importante compreender que, diferentemente das competências, atributos que desenvolvemos e aperfeiçoamos com nossas experiências profissionais, as habilidades são aptidões que adquirimos ao longo da vida. 

Autoconfiança, comprometimento e criatividade são alguns exemplos de excelentes habilidades para colocar no currículo. Vale citar todas as habilidades que você tem domínio e identifica como algo relevante para a sua atuação profissional. 

Soft skills e hard skills: quais priorizar? 

As soft skills, que em português significam “habilidades leves”, possuem relação com as nossas competências comportamentais; e as hard skills podem ser compreendidas como as nossas competências técnicas.

A proatividade, por exemplo, é uma soft skill. Já o domínio de outro idioma, como  inglês fluente, é uma hard skill.

Um estudo feito pelo LinkedIn constatou que 92% dos recrutadores enxergam as habilidades comportamentais como tão ou mais importantes que as habilidades técnicas. Para 89% dos entrevistados, a falta de soft skills é um dos principais motivos para uma não contratação. 

Percebe a importância de listar suas habilidades de forma clara e assertiva? 

Sem dúvida, existem algumas soft skills que são comuns nos processos seletivos e trabalhá-las é um ponto a seu favor. São elas:

Se identificou com algumas dessas soft skills? Anote-as e reserve um espaço para elas no seu currículo. 

Já as habilidades técnicas são aquelas que você desenvolveu em cursos profissionais, formações acadêmicas, cursos técnicos, cursos de idiomas, entre outros. Confira alguns exemplos de hard skills: 

Workshops, imersões, cursos profissionais e cursos de línguas estrangeiras também são experiências que contribuem com a expansão das suas habilidades e você pode citá-las.

Confira ++ Cursos profissionais para desenvolver novas habilidades 

Organizando as habilidades no currículo 

O ideal é mesclar soft e hard skills de forma harmônica e moderada. Analise quais conhecimentos são diferenciais que se conectam com a vaga, como um curso de Excel

Fique atento à forma que você distribui as habilidades no currículo. Com ferramentas de design gráfico gratuitas, como o Canva, muitas pessoas optam por currículos mais visuais. 

Entretanto, ilustrar as habilidades com elementos gráficos pode prejudicar a leitura dos dados em plataformas de seleção ou até mesmo confundir o recrutador. Veja um exemplo: 

Nas habilidades acima, a candidata listou inglês, gestão de pessoas, planilhas e proatividade. Porém, se um dos critérios da vaga for conhecimento avançado em Excel, o recrutador não encontrará a informação completa.

Lembre-se de escrever as habilidades de forma clara!

15 habilidades do profissional do futuro e como desenvolvê-las

Por fim, o mundo e o mercado de trabalho mudaram! Consequentemente, desenvolver competências que acompanhem essas transformações será essencial para o seu sucesso profissional. 

Confira as habilidades que serão essenciais para todos os profissionais até 2025, segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial: 

  1. Pensamento analítico e inovação
  2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado
  3. Resolução de problemas
  4. Pensamento crítico
  5. Criatividade
  6. Liderança e influência social
  7. Uso, monitoramento e controle de tecnologias
  8. Programação
  9. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade
  10. Raciocínio lógico 
  11. Inteligência emocional 
  12. Experiência do usuário 
  13. Ser orientado a servir o cliente (foco no cliente) 
  14. Análise e avaliação de sistemas 
  15. Persuasão e negociação

Certamente, essas são algumas habilidades para colocar no currículo. Mas como desenvolvê-las? O primeiro passo é investir em novos conhecimentos. Veja as nossas dicas de cursos profissionais EaD gratuitos e pagos para adquiri-las. 

Pensamento analítico e inovação

Não é novidade que o pensamento analítico e a inovação são habilidades muito requisitadas em diferentes setores. Com o nosso curso gratuito de Data Science Básico, você vai aprender os fundamentos básicos da área, como pode usar os dados e as técnicas da Ciências de Dados.  

Liderança e influência social

A comunicação assertiva é sinônimo de influência. No curso profissional EaD de Comunicação Inteligente Para Negócios, você vai desenvolver uma comunicação efetiva para se tornar um verdadeiro líder e trabalhar habilidades interpessoais, como escuta ativa e inteligência emocional.

Criatividade, originalidade e iniciativa

A criatividade é uma habilidade que deve ser treinada e desenvolvida constantemente. Se você busca aprimorá-la, o curso profissional EaD de Design Thinking é uma ótima opção! Aprenda técnicas e ferramentas para desenvolver soluções inovadoras em equipe com foco na criatividade e na inovação.

Programação e design de tecnologia

Estima-se que em pouco tempo conhecimentos em programação serão tão importantes quanto habilidades em Excel. Com os cursos gratuitos de Programação Básica Back-end e Programação Básica Front-end, você vai descobrir os fundamentos básicos da programação, aprender as linguagens  JavaScript e HTML, além de conhecer algumas das ferramentas da área. 

Persuasão e negociação 

Habilidades de negociação e persuasão são essenciais em diferentes áreas da nossa vida. No curso profissional EaD de Técnicas de Negociação, você vai aprender os tipos e fases de uma negociação, as principais habilidades dos bons negociadores e como planejar e estruturar uma boa negociação. 

Solução de problema e experiência do usuário

A experiência do usuário é um tema que está em alta nas empresas. Isso porque a satisfação do cliente e uma boa experiência ao utilizar um produto ou serviço potencializam o resultado das empresas. Com o curso gratuito de Design UX, você vai aprender os princípios, as ferramentas e os modelos essenciais para promover uma melhor experiência do usuário e desenvolver soluções que gerem mais valor ao cliente.

Bônus: Gestão do tempo e produtividade

Muitas das habilidades que citamos anteriormente se relacionam com a capacidade de lidar com os desafios do dia a dia. No curso profissional EaD de Gestão do Tempo e Produtividade, você vai aprender atitudes, habilidades e ferramentas relacionadas ao gerenciamento de tempo e produtividade para aplicar na vida pessoal e profissional. 

Preparado para listar suas habilidades no currículo? Aproveite nossas dicas e fique de olho no nosso blog para acompanhar outros conteúdos sobre carreira!

 

A Blue Week SESI SENAI já tem data: de 20 a 26 de novembro de 2023, os maiores descontos do ano em diversos tipos de cursos. Quer saber primeiro? Clique aqui!

Exit mobile version