Site icon Blog SESI SENAI

Especialização em Logística: conheça as 4 principais áreas

Homem de pele branca, colete amarelo dentro de um parque industrial

Especialização em Logística

Se você concluiu a sua graduação na área de Logística e ainda não sabe exatamente qual caminho seguir na carreira profissional, esse blog post é para você. Após o término da graduação, é normal surgirem dúvidas sobre qual área tem mais prospecção de conhecimento, remunerações, oportunidades de trabalhar no Exterior, e qual especialização em Logística escolher. 

A área de Logística é muito ampla e vem sendo utilizada em diversos segmentos de negócios para otimizar custos e também melhorar a experiência do cliente final. Mas uma coisa é certa: uma especialização em Logística pode tornar você um profissional muito mais requisitado no mercado de trabalho.

Continue a leitura e tenha acesso a insights importantes sobre qual caminho seguir em sua carreira profissional e opte por um segmento que tenha mais conexão com seus anseios e expertises profissionais.

Afinal, para ser um bom profissional, você precisa ser especialista naquilo que faz!

O que é Logística?

Primeiramente, profissionais que dominam a Logística possuem uma importante missão dentro das organizações: planejar e executar tarefas e decisões, como aquisição da matéria-prima, entrega, otimização de recursos e técnicas que promovam sustentabilidade nos processos. 

Assim, detalhes sobre produção e entrega ao consumidor final também estão entre as principais habilidades deste profissional. No dia a dia, o profissional se responsabiliza pela gestão dos fluxos dos processos de produção e distribuição do bem ou serviço.

Portanto, com demandas cada vez mais específicas, o profissional opta por uma especialização em Logística para aprimorar seus conhecimentos diários.

Qual pós-graduação é possível fazer depois de Logística?

Uma Especialização de qualidade tem o poder de alavancar qualquer currículo, pois qualifica a pessoa profissional com novas habilidades que proporcionem a chance de assumir novas posições no mercado de trabalho.

Levantamento divulgado recentemente pelo IBGE mostrou que um profissional com pós-graduação pode ganhar de 150% a 255% a mais, em comparação com a remuneração dos profissionais com Graduação. Confira os principais benefícios de ter uma especialização no currículo:

Além disso, ter uma especialização no currículo aumenta a competitividade profissional, desenvolve novas habilidades e faz com que o profissional tenha acesso a novos saberes. Assim, uma Especialização em Logística pode alavancar a sua carreira e fazer você atingir lugares ainda não explorados. 

Conheça as 4 principais áreas de especialização em Logística

A Logística é uma área do conhecimento muito ampla, que especializa profissionais para planejar e gerenciar os processos da cadeia, considerando a disponibilidade dos modais, stakeholders, armazenagem, distribuição de mercadorias e custos das operações. 

Recentemente tem expandido sua atuação e relacionando-se com outras áreas do conhecimento, como a Inteligência Artificial (AI), em áreas que permitem a automação, simplificação de processos e maior economia e sustentabilidade. Empresas de transporte são as que mais utilizam a IA para prever rotas, dentre outras funcionalidades.

Confira abaixo as principais áreas de especialização em Logística:

Gestão de Equipes

Parte das pessoas graduadas em Logística optam por seguir a carreira de Liderança e Gestão de Equipes, afinal ter estas habilidades é fundamental para o bom andamento dos times. Os profissionais que optam por seguir esta área se especializam em gerenciar pessoas, recursos e processos, desenvolvendo competências comportamentais necessárias ao exercício da liderança para atuar na evolução de equipes de trabalho. 

Estes profissionais dominam Inteligência Emocional, Coaching, estratégias para equipes de alta performance, dentre outras habilidades.

Leia também: ++ Gestão de equipes: conheça as 4 principais tendências do mercado

Logística Reversa e Economia Circular

A Logística Reversa é uma das áreas com grande procura para quem procura uma Especialização em Logística. É a área que trabalha com o recolhimento e encaminhamento dos resíduos sólidos pós-venda ou pós-consumo. Esta prática se intensificou com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, publicada pelo Governo Federal em 2010.

Leia também: ++ Tudo que você precisa saber sobre energia limpa

Esta área de sustentabilidade está em pleno crescimento e integra as práticas de ESG, conjunto de ações que envolvem os campos de meio ambiente, bem-estar social e governança (Em inglês: Environmental, Social & Governance). 

Supply Chain

O termo supply chain, que significa cadeia de suprimentos, representa uma área da Logística que se dedica ao processo que o produto faz, desde sua produção até a chegada para o consumidor final. Essa cadeia envolve diversas áreas e o relacionamento co muitos fornecedores. Entender um pouco de vendas, relacionamento interno, e finanças faz parte das habilidades deste profissional.

Ciência de Dados e Inteligência Artificial

A Ciência de Dados e a Inteligência Artificial estão crescendo e estabelecendo relações com diversos setores do conhecimento. Na Logística, sobretudo atuam com inteligência de negócio e automação, fornecendo mais economia às empresas e melhorando a experiência do cliente com o produto ou serviço. Cálculos de melhores rotas, otimização dos deslocamentos, dentre outras atividades podem ser feitas com auxílio da Inteligência Artificial.

Leia também: ++ Conheça as áreas de Pós-graduação em TI que podem alavancar sua carreira

Conheça o MBA em Logística do UniSENAI

Se você está procurando uma especialização na área que vai alavancar a sua carreira no mercado de trabalho, conheça o MBA em Logística do UniSENAI campus Joinville.

Durante sua formação, principalmente, os profissionais se qualificarão em: Logística empresarial, interna e distribuição. A metodologia de ensino do UniSENAI prevê um ensino mão na massa, onde você aprende fazendo, com base em desafios reais do mercado de trabalho.

Exit mobile version