Site icon Blog SESI SENAI

Cursos de curta duração: o que é, quem pode fazer e opções para se destacar

 

Iniciar um curso novo é o objetivo de muitas pessoas. E a falta de tempo, frequentemente, é um dos maiores obstáculos para quem tem esse propósito. 

Isso porque, muitas vezes, até para quem já tem uma formação superior, as formações são muito extensas. Normalmente, exigem que o aluno esteja disponível sempre no mesmo dia da semana e horário. E sabemos que, para quem trabalha em tempo integral ou tem outras ocupações e compromissos diários, essa é uma jornada bastante difícil.

Então, caso um curso técnico, uma graduação ou pós-graduação não sejam o que você está buscando no momento, os cursos de curta duração podem ser uma ótima opção.

O que é um cursos de curta duração?

Os cursos de curta duração são aqueles focados em necessidades profissionais específicas. Ou seja, são para quem busca aperfeiçoar e desenvolver trabalhos voltados para a área ou tema escolhido.

Com esse formato, você pode aprender algo novo para uma nova função de trabalho ou se aprofundar em algo que você já conhece superficialmente.

Para quais áreas eu posso fazer um cursos de curta duração?

Atualmente, existem cursos de curta duração direcionados para quase todas as áreas do mercado de trabalho existentes.

No SENAI, por exemplo, são centenas de cursos de curta duração para você escolher

Cursos de curta duração: presencial ou EAD?

O SENAI oferta cursos tanto na modalidade presencial quanto na modalidade 100% EAD.

Nos cursos presenciais, você coloca a mão na massa e experimenta um novo aprendizado com a melhor infraestrutura. 

Já os cursos de curta duração 100% EAD são a oportunidade perfeita para quem quer se destacar no mercado de trabalho com uma formação SENAI sem precisar sair de casa.

Alguns cursos, além de serem 100% EAD são autoinstrucionais, isso quer dizer que não há a presença de um tutor. Você acessa os conteúdos disponibilizados de acordo com o seu tempo e ritmo de aprendizagem. Você se inscreve e pode começar quando quiser, sem precisar esperar fechar turma.

Qual a duração de um curso rápido?

Os cursos tem duração bastante variada. A partir de 4h, podendo chegar até 900h, dependendo da área e tema escolhidos. Mas, em maioria, têm de 30h a 160h de curso.

Quem pode fazer?

Os cursos de curta duração são indicados para quem quer:

A idade mínima costuma ser 14 anos.

Cursos de curta duração tem certificado?

Sim! Todos os cursos do SENAI possuem certificado, que é disponibilizado após a conclusão do curso.

Diferença entre curso técnico e cursos de curta duração

Uma formação técnica, ou seja, aquela obtida através de um curso técnico, é caracterizada pelo aprofundamento do aluno em questões teóricas e práticas da área. O objetivo é formar um profissional capacitado para exercer a profissão escolhida de uma forma mais ampla. Como exemplo, podemos citar o curso técnico em eletrotécnica, técnico em administração, técnico em edificações, em segurança do trabalho, entre outros.

Quer saber tudo sobre a modalidade técnica? Leia essa publicação.

E confira nesse conteúdo aqui quais são os cursos técnicos que mais empregam.

Já os cursos de curta duração oferecem formações voltadas para questões específicas do dia a dia dos profissionais de determinada área.

Por exemplo, um curso de Excel Intermediário pode servir tanto para um profissional já inserido no mercado de trabalho que precisa desenvolver trabalhos e rotinas com a ferramenta, quanto para alguém que busca adentrar no mercado e precisa fortalecer o currículo com uma expertise a mais.

Cursos de curta duração 100% EAD do SENAI 

As necessidades do mercado de trabalho estão sempre mudando. E o SENAI acompanha essa evolução. Confira algumas opções de cursos de curta duração 100% EAD autoinstrucionais oferecidos pelo SENAI e com alta demanda no mercado de trabalho.

Curso de Excel Básico e Intermediário

Estruturar boas planilhas e resolver problemas básicos de cálculos com fórmulas e funções no Excel não é uma tarefa fácil para você?

As opções de cursos de curta duração de Excel Básico e Excel Intermediário fortalecem o seu currículo e te deixam mais seguro para desenvolver trabalhos que precisem de conhecimento em Excel.

Confira aqui 5 áreas que exigem conhecimento de Excel.

Ambos os cursos têm carga horária de 30h e são autoinstrucionais, ou seja, você não precisa esperar fechar turma. Você se inscreve e pode começar quando quiser, com até 3 meses para finalizar.

Curso de Gestão de Projetos

Esse curso de 30h foi pensado para quem precisa compreender e aplicar os conceitos da Gestão de Projetos: ferramentas, etapas, ciclo de vida, entre outras técnicas. 

Se você precisa desenvolver trabalhos que envolvam a gestão de projetos ou se está buscando uma nova colocação no mercado, a certificação em Gestão de Projetos pode ajudar você a se destacar.

Curso de Marketing Digital

Desde o ensino dos principais conceitos de marketing digital até a criação de um plano estratégico com métricas e monitoramento, esse curso é perfeito para quem já trabalha na área e quer se aprofundar um pouco mais ou ainda para quem busca se colocar no mercado de trabalho do marketing digital.

E se quiser saber um pouco mais sobre o curso e a área do marketing digital, nós preparamos esse conteúdo aqui.

Curso de Vendas de Alta Performance

A área comercial é a sua praia? Então você precisa aprender mais sobre atendimento ao cliente, técnicas de vendas e de negociação e estratégias de pós-venda.

O SENAI traz tudo isso nesse curso 100% EAD de Vendas de Alta Performance. Se você já é um profissional da área de vendas e quer se destacar ou se quer iniciar na profissão, inscreva-se agora nesse curso de 40h e inicie quando quiser no seu tempo e ritmo de aprendizado.

Outras oportunidades

Quer conhecer algumas possibilidades de cursos presenciais em Santa Catarina? Acesse esse conteúdo aqui e confira algumas opções.

Exit mobile version