Site icon Blog SESI SENAI

Cultura Maker: o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem

Child programming, testing robot vehicle, working with wires and circuits at stem class. Robotics and software engineering for elementary students. Horizontal shot. Web Banner

Imagine que você está em casa, sentado no seu sofá e olhando para aquela parede branca. Então, você pensa: e se eu pintasse essa parede de azul? O próximo passo é pesquisar referências, ideias e dicas na internet de como pintar uma parede, certo? Para isso, suas fontes serão vídeos e artigos baseados no conceito “Do It Yourself” (DIY), ou no português, “faça você mesmo”.

Mas não se engane! Esse movimento não é limitado apenas ao mundo virtual. Pelo contrário, a tendência mundial é a inovação. E para isso, é preciso que as pessoas sejam autônomas, criativas e capacitadas para resolver conflitos através do desenvolvimento de ideias e projetos. 

Nesse sentido, a Cultura Maker, termo derivado do inglês que significa “fazer”, é centrada no conceito de “mão na massa” e é cada vez mais incorporada aos espaços de educação e ao mercado de trabalho.

Na educação, o Maker faz parte de uma metodologia ativa, onde o aluno é protagonista do seu processo de aprendizagem e é estimulado à pesquisa.

Quer entender o que são esses conceitos e saber como fazer parte da Cultura Maker? Então, acompanhe este artigo!

A educação fundamentada no fazer

Existem diferentes formas de aprender: lendo, ouvindo, imitando, memorizando, e uma das mais promissoras no cenário educacional, é experimentando, ou, fazendo.  Dessa forma, ao experimentar e colocar a “mão na massa”, o aluno constrói saberes através de processos investigativos, é essa a essência do Maker.

Mas, na prática, como funciona?

De forma colaborativa, os estudantes das oficinas Maker identificam problemas e buscam soluções para eles. Assim, pesquisam, levantam hipóteses, testam e compartilham o aprendizado entre as equipes. Tudo isso, em um espaço inovador e colaborativo.

Quais os benefícios da cultura Maker para os alunos? 

Na cultura Maker, os alunos têm a possibilidade de aperfeiçoar suas habilidades e ampliar suas perspectivas, aumentando a sua confiança no próprio potencial. 

Nesse sentido, as oficinas promovem:

O Movimento Maker no SESI/SC: Conheça as oficinas

Com um portfólio de oficinas ainda maior em 2021, as oficinas do Maker SESI/SC contemplam todos os públicos: crianças, jovens e adultos. Nelas, o aprendizado é baseado na resolução de conflitos, desenvolvendo habilidades de um jeito inovador e criativo.

5 oficinas que são um sucesso entre as crianças e adolescentes

1. Maker Start: trabalha competências socioemocionais, através de projetos nas áreas de exatas, humanas e tecnológicas. 

2. Maker Robótica: os alunos estimulam sua criatividade e dão vida às suas ideias com trabalho colaborativo e habilidades de pesquisa científica.

3. Maker Tecnologia e Robótica: os alunos vivenciam, na prática, conceitos de engenharia, física, matemática e design. Assim, desenvolvem raciocínio lógico, analítico e crítico.

4. Maker Startup: os alunos desenvolvem visão crítica, liderança, imaginação e capacidade de adaptação e empreendedorismo.

5. Maker Lab: desafios mão na massa para resolver em casa! Com os kits do Maker Lab, os alunos desenvolvem o raciocínio lógico e a capacidade de solucionar problemas construindo protótipos de maneira criativa e desafiadora. 

Como levar a cultura Maker para a sua realidade?

Através do SESI/SC, você pode levar o Maker para a sua escola, empresa ou município!

A metodologia Maker do SESI possui experiência comprovada. Além de ser uma instituição reconhecida, com credibilidade no mercado, o SESI dispõe da infraestrutura e das tecnologias necessárias, assim como, docentes altamente capacitados para conduzir os projetos.

As oficinas são personalizadas de acordo com as necessidades da sua instituição.

-> Invista na capacitação e desenvolvimento de competências dos seus colaboradores. Ou ainda, ofereça como benefício para seus dependentes.

-> Desenvolva as melhores habilidades dos seus alunos.

-> Eleve o índice de educação do seu município.

Ficou interessado? Conheça todas as vantagens de levar uma forma diferente e inovadora de aprender e ensinar para a sua realidade.

Exit mobile version