Site icon Blog SESI SENAI

Técnico em Qualidade: saiba tudo sobre a profissão

Técnico em Qualidade: saiba tudo sobre a profissão

Quer saber o que faz um Técnico em Qualidade? Leia o conteúdo completo e saiba mais sobre a profissão, o mercado de trabalho e como se qualificar .

Não há dúvida que o consumidor está cada vez mais exigente. Essa tendência de comportamento, faz com que as empresas passem a prestar cada vez mais atenção no controle de qualidade de seus processos e produtos. 

Esse cenário faz crescer a demanda por um profissional específico. É o Técnico em Qualidade, a pessoa responsável por garantir que os produtos sigam um padrão e atendam às expectativas dos clientes. 

Continue lendo esse texto para saber o que esse profissional faz, quais são suas responsabilidades, o salário, o mercado de trabalho desta área e muito mais. 

O que faz um Técnico em Qualidade?

Este profissional é responsável por garantir que os produtos e serviços de uma empresa atendam às expectativas e requisitos dos clientes. Entre as atribuições da área, estão:

Já deu pra entender que o técnico em qualidade é o responsável por garantir que a empresa produza serviços de qualidade. Agora é hora de entender que setores e empresas demandam por estes profissionais.  

Onde um Técnico em Qualidade pode trabalhar?

O mercado de trabalho é amplo e o cenário econômico competitivo, com consumidores exigentes, aumenta ainda mais a demanda por profissionais da área de qualidade. São exemplos de setores nos quais um técnico em qualidade pode atuar: 

Essas são apenas algumas das possibilidades profissionais. Vale ressaltar que as oportunidades podem ser encontradas em empresas de todos os tamanhos e setores.

 

+++ Leia também: Entenda por que fazer um curso técnico vale a pena

 

Quanto ganha um Técnico em Qualidade?

O salário de um técnico em qualidade pode variar de acordo com alguns fatores, como o estado em que a pessoa trabalha, a experiência e as habilidades individuais, o setor de atuação, entre outros.

A média salarial de um técnico em qualidade no Brasil é de R$ 3,5 mil, podendo chegar a R$ 5 mil por mês. Os dados são do site de empregos Catho, em maio de 2023. 

Vale lembrar que esses valores podem não corresponder à realidade de todos os profissionais da área. Fatores como a formação acadêmica, o tempo de experiência, entre outros, influenciam diretamente no salário do técnico em qualidade. 

Que formação é preciso fazer para trabalhar com Qualidade? 

Para trabalhar na área, o estudante tem à sua disposição várias possibilidades, em diferentes modalidades de ensino. 

Curso técnico em qualidade

Uma das modalidades mais conhecidas é o Curso Técnico. Trata-se de uma formação de nível médio que prepara o profissional para atuar em atividades de suporte em processos de gestão da qualidade. O curso técnico tem duração média de 1 ano e meio a 2 anos e é oferecido por escolas técnicas e instituições de ensino profissionalizante.

Graduação em Engenharia de Produção ou Administração

Quando o assunto é ensino superior, o aluno pode optar pela graduação em Engenharia de Produção ou Administração. 

A primeira oferece uma sólida base em gestão de processos produtivos e gestão da qualidade. Os engenheiros de produção são capazes de aplicar técnicas de engenharia e conhecimentos de gestão para aumentar a eficiência e a qualidade dos processos produtivos.

Já a segunda opção oferece uma formação em gestão empresarial que pode ser complementada com conhecimentos específicos em gestão da qualidade. Os administradores são responsáveis por gerenciar pessoas e recursos para alcançar os objetivos da empresa, e a gestão da qualidade é uma área crucial para garantir a satisfação do cliente e a eficiência dos processos.

Cursos de extensão 

Ainda há a possibilidade de fazer cursos profissionalizantes, de curta duração, com conhecimentos específicos em gestão da qualidade. Esses cursos podem ser oferecidos por instituições de ensino, empresas de consultoria ou organizações regulatórias.

+++ Leia também: Curso EaD: saiba tudo sobre e conheça os benefícios

Como é o Curso Técnico em Qualidade?

O curso técnico em Qualidade é oferecido por instituição de ensino e escolas técnicas. A duração média depende da carga horária e do formato de ensino (presencial ou EaD), mas que, geralmente, varia entre um a dois anos. 

O objetivo da formação é capacitar profissionais para atuar na área de gestão de qualidade. Algumas das principais disciplinas do curso incluem: 

Quem finaliza um curso técnico em Qualidade está apto para trabalhar em empresas dos mais variados tamanhos e setores, exercendo funções de inspeção e suporte nos processos de qualidade. 

Cursos na área de qualidade no SENAI

No SENAI de Santa Catarina, é possível fazer cursos de nível técnico ou profissionalizante de curta duração. Confira três opções disponíveis:

Curso Técnico em Qualidade – Presencial

Curso Técnico em Qualidade – EaD 

Cursos Profissionais em Qualidade

Gostou deste conteúdo? Acompanhe temas relacionados acessando o nosso blog semanalmente.

Exit mobile version