Se você parar por alguns instantes e olhar ao seu redor, vai perceber o quanto as diferentes tecnologias criadas ao longo dos últimos anos estão presentes nas nossas vidas.
Sendo assim, há algum tempo, nossos avós achavam que seria algo impossível ou muito “futurístico” você conseguir conversar com alguém do outro lado do mundo, vendo esta pessoa em tempo real e de forma acessível à maioria da população.
Neste sentido, com essa rápida evolução da tecnologia, é cada vez mais comum nos depararmos com inovações que transformam diversos setores, inclusive a educação.
O uso de Realidade Virtual (RV) no ensino técnico é um exemplo claro de como essas ferramentas podem revolucionar a forma como aprendemos.
E é sobre isso que você vai ler agora.
Tecnologias na educação: afinal, elas podem ser nossas aliadas?
Para muitas pessoas, as inovações tecnológicas podem ser consideradas um grande desafio. Inclusive, há quem diga que elas podem ser até destrutivas.
Aliás, duvido que você nunca tenha ouvido alguém dizer algo como: “Na minha época não havia essas coisas e era bem melhor!”
Neste sentido, entendemos que as tecnologias podem até dividir opiniões, principalmente quando pensamos em conflitos geracionais e o uso com má intencionalidade, mas não há como negar que as tecnologias chegaram para otimizar nossas vidas, facilitar processos e transformar, positivamente, o cenário da educação.
🧠 Ou seja, quando aplicada corretamente, ela se torna uma poderosa aliada no processo de aprendizagem, abrindo novas possibilidades e melhorando significativamente o engajamento dos alunos.
Como a Realidade Virtual na educação pode transformar o processo de aprendizado?
Spoiler: de muitas maneiras diferentes! A Realidade Virtual na educação é capaz de revolucionar a forma como ensinamos e aprendemos.
Isso porque, com o suporte destes dispositivos, conseguimos explorar uma série de conceitos de forma totalmente prática e imersiva, com simulações de situações reais, manuseio de máquinas, peças, ambientes e muito mais!
Em outras palavras, as tecnologias de Realidade Virtual na educação proporcionam uma maneira inovadora de compreender e reter conhecimentos.
Por exemplo, em um curso de Engenharia Mecânica, os alunos podem explorar um modelo 3D de uma máquina, realizar simulações de manutenção e testar diferentes configurações sem necessidade de um equipamento físico. Esse tipo de imersão ajuda a desenvolver habilidades práticas de forma segura e eficiente, entendeu?
Como a Realidade Virtual (RV) funciona nos cursos oferecidos pelo SENAI?
Primeiro de tudo, vale destacar que o nosso objetivo em explorar este tipo de ferramenta como recurso, é proporcionar uma experiência imersiva e envolvente, permitindo que os professores e alunos possam explorar um universo de possibilidades e vivenciar o conhecimento de forma mais atrativa.
Segundo Tiago Manchini, Gerente Executivo de Negócios Digitais do SENAI/SC, “a prática profissional é a marca registrada do SENAI e isso não poderia ser diferente no mundo digital. Fazendo uma analogia com a aviação, o uso de realidades imersivas no processo de ensino (realidade virtual, aumentada e mista) se configura como nosso simulador de vôo da educação profissional, estimulando que o estudante pratique seus conhecimentos e habilidades inerentes ao curso em que estão inseridos já em meio virtual, por intermédio de simuladores dos desafios físicos em que os profissionais serão submetidos. Isso não só permite que o estudante tenha mais prática durante sua jornada de ensino, como também melhor lhe prepara para o momento em que ele necessitar aplicar suas competências no mundo físico.”
Quer alguns exemplos práticos dos recursos diferenciados desenvolvidos pelo SENAI?
- Na empresa ArcelorMittal, os usuários podem participar de uma visita interativa em Realidade Virtual (VR) usando óculos especializados. A experiência é filmada e fotografada em 360° no ambiente real, permitindo aos participantes vivenciar os principais processos de fabricação mecânica, como redução, refino do aço, laminação a quente e trefilaria.
- Em diversos cursos, como Automação, Mecatrônica, Química e Metalmecânica, desenvolvemos laboratórios e simuladores virtuais. Essas ferramentas poderosas aumentam a participação dos estudantes, enriquecendo a experiência educacional.
- Você também vai gostar de conhecer o HoloSENAI, uma tecnologia de holografia exibida pelos óculos Microsoft Hololens. Ela permite que você manuseie um motor elétrico e seus componentes através de Realidade Virtual. Confira no vídeo abaixo.
Esses e muitos outros recursos inovadores demonstram como o SENAI está na vanguarda da educação e tecnologia. Proporcionando experiências que transformam o aprendizado em uma jornada prática e inspiradora.
Vantagens para o desenvolvimento de habilidades práticas
Como vimos até aqui, a Realidade Virtual (VR) na educação é uma ferramenta eficaz que torna o ensino mais dinâmico, melhora a absorção de conhecimentos e desenvolve habilidades práticas.
Por isso, elencamos algumas das principais vantagens para que você consiga entender, de fato, como a tecnologia pode ser revolucionária no processo educativo e porque o SENAI vem se dedicando tanto para trazer estes recursos para seus cursos e projetos.👇
🧠 Aprendizado imersivo, garantindo, inclusive, a superação de limites de espaço, já que o aluno pode estar em qualquer ambiente;
🔐 Redução de riscos e erros, permitindo que o aluno possa estar em ambientes instáveis, por exemplo, podendo aprender com seus erros sem que isso ameace sua segurança;
🔎 Repetição ilimitada de atividades práticas, garantindo testes e aprendizado detalhado do objeto de estudo;
🤖 Simulação da realidade, aumentando as vivências do aluno, a familiarização e sua confiança na área;
👍 Acessibilidade, permitindo que alunos de diferentes regiões façam treinamentos práticos, independentemente da distância ou das limitações físicas do ambiente de ensino;
⚡Possibilidade de reprodução de situações de difícil acesso, como manuseio de interior de motores, locais muito altos etc.
Aulas mais atrativas = alunos mais engajados
Não há dúvidas de que a novidade nos impulsiona enquanto seres humanos, certo? Pensando pela perspectiva da neurociência, nosso cérebro tem uma enorme capacidade de aprendizado que, na prática, pode ser potencializada por experiências inovadoras. Basta lembrar de quantas vezes você se sentiu empolgado ao vivenciar algo novo, diferente, que te fez refletir e agir sob um outro ponto de vista.
Em resumo, a aplicação da Realidade Virtual no ambiente educacional não só aprimora o aprendizado, mas também torna as aulas mais atrativas e motivadoras, levando a um maior engajamento dos alunos.
Isso quer dizer que quando os estudantes se conectam ao conteúdo de maneira mais envolvente, sua motivação e interesse aumentam, o que gera melhores resultados e desenvolvimento de suas competências.
Deste modo, para estudantes, professores e indústrias, os cursos e projetos do SENAI se destacam em Santa Catarina e no Brasil!