Site icon Blog SESI SENAI

O que são soft skills e como desenvolvê-las

Você já deve ter ouvido falar sobre o termo soft skills, certo? E você sabe qual o significado? 

Na tradução literal, soft skills significam habilidades interpessoais. Facilitou? Não? Calma, vamos explicar melhor.

As soft skills são habilidades comportamentais focadas nas relações interpessoais e muito requisitadas no mercado de trabalho.

Exemplos de soft skills

Uma das mais conhecidas, a inteligência emocional, é a capacidade de reconhecer e administrar as próprias emoções e a do outro.

Outra soft skill bastante explorada é a resiliência, a habilidade em se readaptar, passar por obstáculos, a popular “volta por cima”.

Diferente das hard skills, que são as competências técnicas de um profissional, como alguma especialidade, ferramenta ou técnica que ele domine, por exemplo: inglês, excel, photoshop, etc., as soft skills são competências mais difíceis de serem medidas, pois são subjetivas. 

Mesmo assim, não são tão difíceis de serem conquistadas por quem ainda acredita que não as desenvolveu bem. Hoje em dia, são muitos os cursos disponíveis voltados para o desenvolvimento de soft skills.

Como desenvolver soft skills

Neste texto, iremos indicar alguns cursos do SENAI, com opções EAD ou presencial, para você desenvolver as suas soft skills e se destacar no mercado de trabalho.

Por exemplo, este curso 100% EAD do SENAI, de Inteligência Emocional na Incerteza, trabalha a resiliência e, é claro, a inteligência emocional. O foco é ampliar as habilidades para o equilíbrio emocional, de forma a favorecer a análise de riscos e tomada de decisão em situações de mudança, incerteza ou instabilidade e facilitar o desenvolvimento de recursos e habilidades para atuar em um novo cenário.  

Confira mais 3 soft skills que você precisa se desenvolver para se destacar:

Comunicação assertiva e eficaz

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, se comunicar é mais do que apenas falar. Escuta, atenção e empatia fazem parte dessa habilidade. Para ser mais assertiva e eficaz, a comunicação precisa ser um processo de troca de informações, levando a uma direção e compreensão mútua. Por isso, saber se comunicar é fundamental dentro de uma empresa e, na maioria dos casos, é a habilidade que você mais vai utilizar no seu dia-a-dia.

Este curso tem o objetivo de desenvolver nos profissionais um sistema eficaz de técnicas e comportamentos que os capacite, por exemplo, a realizar apresentações eficazes, claras e objetivas com excelência, a utilizar a comunicação persuasiva, empregando a voz, o olhar e as expressões corporais.

Ficou interessado? Confira a disponibilidade do curso na sua cidade e outras informações como valores e grade curricular no site.

Orientação para resultados

No mundo das organizações, é comum que todos tenham uma meta individual e uma coletiva. E você precisa saber trabalhar e se organizar em busca das duas, unindo os seus objetivos com os coletivos.

Este curso 100% EAD, com foco em ferramentas de qualidade, capacita sobre os conceitos e uso das principais ferramentas da qualidade para melhorar processos e resultados.  

Ficou interessado? Confira valores e grade curricular no site.

Liderança

Para quem precisa desenvolver a liderança, outra soft skill bastante requisitada no mercado de trabalho, este Programa de Desenvolvimento de Liderança e Engajamento, prepara profissionais para atuarem como líderes que inspiram e engajam, utilizando métodos e ferramentas de gestão, e é 100% EAD.

Conclusão

Desenvolver as soft skills, além de destacar você como um profissional completo no mercado de trabalho, ainda pode te ajudar nas relações e objetivos pessoais. Conte com o SENAI para desenvolver tanto soft skills quanto hard skills e, além disso, tenha uma das melhores instituições de ensino do mundo no currículo.

Exit mobile version