Site icon Blog SESI SENAI

Entenda o que é transformação digital e quais os impactos nas empresas

o que é transformação digital

o que é transformação digital

 

Em um mundo cada vez mais conectado, as transformações não param de acontecer. Para acompanhar todas as mudanças que vêm ocorrendo, as empresas e indústrias precisam mudar suas mentalidades, culturas, processos e avançar tecnologicamente para continuar garantindo seus espaços no mercado.

Assim como é muito difícil encontrar alguma pessoa que não tenha mudado seus hábitos de alguma forma com o avanço da tecnologia, com as empresas e indústrias não é diferente. Em alguma escala, todas elas foram impactadas e precisaram se adaptar.

Leia também ++ Entenda o que é a Indústria 4.0 e descubra por que o SENAI é referência

O que é transformação digital?

O termo transformação digital está diretamente ligado a empresas. Em resumo, a transformação digital é a mudança que as organizações têm que passar para continuarem vivas e relevantes no mercado em que estão inseridas. Ou seja, a substituição dos processos tradicionais, muitas vezes ainda manuais, pelos tecnológicos. Isso se dá porque elas precisam acompanhar as mudanças de comportamento e demandas dos clientes e do mundo como um todo.

Mas essa transformação não se dá apenas nos detalhes, ela precisa ser estrutural e cultural, literalmente uma mudança de mentalidade dentro das empresas.

E a transformação digital não acontece apenas em empresas de tecnologia ou que lidam com esse setor. Mesmo as empresas e indústrias de serviços ou produtos analógicos, precisam transformar digitalmente seus processos para melhorarem seus desempenhos e acompanharem a evolução do mercado como um todo. Empresas e indústrias que não estão atentas a essas mudanças, acabam ficando para trás.

Quais os pilares da transformação digital?

Segundo o livro “Transformação Digital: repensando o seu negócio para a Era Digital”, de David L. Rogers, especialista em estratégia digital, os 5 pilares da transformação digital são: cliente, competição, dados, inovação e valor.

Leia também ++ O que é um curso técnico? Entenda tudo sobre a modalidade

Mas quais os benefícios da transformação digital?

Ok! Já entendemos que a transformação digital vem para acompanhar a mudança de comportamento do mundo como um todo em meio aos avanços tecnológicos. Mas, quais os benefícios específicos dessa transformação? Qual a diferença real sentida nas empresas que já passaram por essa mudança?

Entre os principais benefícios da transformação digital dentro das empresas, estão:

Como aplicar a transformação digital nas empresas?

Principais tendências da transformação digital

Para ir mais a fundo no tema, continue acompanhando o nosso blog. Semanalmente, traremos conteúdos sobre todas as tendências da transformação digital nas empresas.

Curtiu? Não deixe de nos acompanhar.

Exit mobile version