Site icon Blog SESI SENAI

O que é preciso para ser Jovem Aprendiz? Descubra tudo sobre a modalidade de Aprendizagem Industrial

O que é preciso para ser jovem aprendiz? Descubra tudo sobre a modalidade de Aprendizagem Industrial

O que é preciso para ser jovem aprendiz? Descubra tudo sobre a modalidade de Aprendizagem Industrial

 

Em 24 de abril é comemorado o Dia Internacional do Jovem Aprendiz. A data busca mostrar a importância da educação profissionalizante e incentivar adolescentes a ingressar no mercado de trabalho. 

Iniciar a vida profissional nem sempre é fácil. Construir currículo mesmo sem experiência. Participar de entrevistas. Enfim, são muitos os desafios. É por isso que a Aprendizagem é uma ótima oportunidade e porta de entrada para os jovens que desejam iniciar sua vida profissional. 

Mas afinal, o que é preciso para ser um jovem aprendiz? Neste conteúdo, você confere todos os pré-requisitos para ingressar em um programa de aprendizagem e descobre porque o SENAI é referência no assunto. 

O que é Jovem Aprendiz? 

O modelo da aprendizagem é um regime especial de trabalho CLT que une teoria e prática. Orientado pela Lei do Aprendiz (Lei nº 10.097/2000), o jovem ocupa um posto no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, recebe educação profissionalizante de determinada instituição de ensino. 

Vale lembrar que empresas de médio e grande porte, de qualquer natureza, são obrigadas a contratar jovens aprendizes. Micro e pequenas empresas não possuem essa obrigação e podem contratar de forma opcional. 

Leia também ++ Técnico ou tecnólogo: qual curso escolher?

O que é preciso para ser jovem aprendiz? 

Conforme consta na legislação, os pré-requisitos para se tornar jovem aprendiz incluem:

Além da idade, a lei também estabelece um limite na carga horária de trabalho. Os adolescentes que ainda não finalizaram o Ensino Fundamental podem exercer atividades de no máximo 6 horas diárias, incluindo os períodos na empresa e em sala de aula. Já quem está no Ensino Médio ou finalizou os estudos, a carga horária é de até 8 horas diárias. 

Quanto ganha um Jovem Aprendiz? 

Com um vínculo CLT, o estudante tem direito a salário. O valor da remuneração é calculado de acordo com o piso da categoria profissional na qual o contrato foi estabelecido. Além disso, alguns fatores também podem influenciar na variação salarial, tais como o setor em que atua, o estado e os acordos coletivos de trabalho.

Apesar disso, os números variam entre R$ 850 e R$ 1200, conforme informações do site Glassdoor. 

Leia também ++ Cursos técnicos com os melhores salários: conheça 10 formações que estão em alta

Benefícios de ser Jovem Aprendiz

Agora que você já sabe o que é preciso para ser jovem aprendiz, vamos entender os benefícios destes programas.

Como dito acima, ingressar no mercado de trabalho nem sempre é fácil. É por isso que a Aprendizagem é a oportunidade perfeita para ter uma experiência real e prática do mundo profissional. É o momento perfeito para desenvolver novas habilidades técnicas e socioemocionais, que sempre são levadas em consideração pelas empresas na hora de contratar.

Além disso, como o programa une prática e teoria, você começa a aprender uma profissão e pode terminar seu contrato com altas chances de ser efetivado na empresa e ter uma carreira de sucesso.

Isso sem contar que ter uma experiência como Jovem Aprendiz agrega ao seu currículo e é super valorizado pelas empresas. E aí, bora aproveitar essa oportunidade? Então vem entender como funciona o programa do SENAI e por que ele é referência. 

O que é a Aprendizagem Industrial do SENAI?

Várias instituições oferecem programas de Aprendizagem. No SENAI, o direcionamento é focado na atuação do jovem dentro da indústria. Os cursos ofertados pela instituição são gratuitos e transmitem conhecimentos teóricos e práticos. Além do ensino técnico, o aluno também aprende conceitos de inovação e empreendedorismo e tem a oportunidade de desenvolver competências socioemocionais. 

Por que ser um jovem aprendiz no SENAI?

Já deu para entender o que é preciso para ser um jovem aprendiz e quais são os benefícios desta experiência profissional. Agora é o momento de escolher a instituição de ensino em que você vai fazer o curso. É preciso buscar por uma entidade que esteja preocupada com o ensino de qualidade e ofereça infraestrutura adequada. 

O SENAI investe, constantemente, em equipamentos modernos e qualificados para acompanhar as evoluções tecnológicas e os desafios da indústria. É por isso que a instituição é Top of Mind em Educação Profissionalizante em Santa Catarina. Isso significa que quando as pessoas pensam em educação profissional, pensam no SENAI. 

E o mesmo vale para as empresas, que preferem contratar quem se formou aqui. É por isso que 8 a cada 10 alunos formados pela Aprendizagem Industrial do SENAI estão empregados. Sem contar que somos o maior complexo de educação profissional da América Latina e um dos 5 maiores do mundo.

Como funciona o processo seletivo no SENAI? 

Em Santa Catarina, o processo seletivo para Jovem Aprendiz é feito diretamente pelas indústrias de cada região. 

Se você se interessou pelos nossos cursos e deseja fazer Aprendizagem Industrial, pode procurar as indústrias ou a unidade SENAI mais próxima para saber mais sobre as empresas que estão contratando. 

Você também pode aumentar suas chances de contratação ao ingressar no nosso banco de talentos. Para isso, basta se inscrever no formulário clicando aqui

 

A Blue Week SESI SENAI já tem data: de 20 a 26 de novembro de 2023, os maiores descontos do ano em diversos tipos de cursos. Quer saber primeiro? Clique aqui!

Exit mobile version