Site icon Blog SESI SENAI

Ensino híbrido: o que é e vantagens para os estudantes

O ensino híbrido está se tornando um dos métodos mais úteis e alinhados ao nosso momento para o aprendizado. Contudo, isso não significa que as estratégias tradicionais de ensino tenham que ser deixadas para trás.

Pelo contrário: como o ensino híbrido é versátil e oferece opções flexíveis, os professores ainda podem usar muitas de suas técnicas prévias, de modo a combiná-las e adaptá-las a esse ambiente.

Então, para entender de uma vez por todas o que é o ensino híbrido e quais impactos ele tem no seu processo de aprendizagem, continue lendo a matéria!

O que é ensino híbrido

O ensino híbrido, ou blended learning, é uma metodologia que combina atividades online e presenciais. Ela permite que os estudantes expandam sua aprendizagem, e integrem esse processo à tecnologia. No SESI SENAI, acreditamos que o método amplia a experiência do estudante, tornando-o protagonista do próprio aprendizado, além de remodelar os papeis dos docentes

Usualmente, o ensino híbrido envolve aulas online com a mediação de um instrutor, e também atividades em plataformas tecnológicas, onde o aluno dita o próprio ritmo de aprendizagem.

No blended learning, como exemplos de técnicas a serem utilizadas em sala de aula, temos:

Ademais, o ensino híbrido usa a tecnologia online não só para complementar o processo, mas, também, para transformar e melhorar a aprendizagem. Porém, isso não significa que o professor pode simplesmente iniciar um encontro no Google Meet e dizer que está ministrando uma aula híbrida. Para que o método seja bem-sucedido, a tecnologia e a sala de aula devem estar integradas. 

 

Vantagens do ensino híbrido para os estudantes

 

Uma escola que adota modelos de ensino híbrido traz, sem dúvidas, uma ótima experiência para os estudantes, mas suas vantagens vão além disso. Confira:

Aumenta o seu interesse

Quando a tecnologia online é integrada às aulas, os alunos tendem a se interessar no assunto estudado com mais facilidade. Ao combinar técnicas como jogos e desafios práticos ao estudo da matemática, por exemplo, tira-se a monotonia de uma matéria que, antes, poderia ser extremamente tediosa para alguns perfis de estudantes.

Mantém seu foco por mais tempo

O envolvimento e interação que você terá, como aluno, ao utilizar recursos de pesquisa como a Internet, por exemplo, mantém o seu foco por períodos mais longos de tempo se comparado com livros ou recursos de papel. O envolvimento que a nova geração tem com essas pesquisas também ajuda a desenvolver o aprendizado por meio da exploração e investigação.

Mais protagonismo para você

Com o ensino híbrido, o aluno assume o controle de sua própria aprendizagem, pois precisa utilizar de seus materiais para definir metas e realizar as entregas adequadamente. Isso também os torna mais responsáveis e disciplinados.

Aprenda na sua velocidade

Devido à flexibilidade do ensino híbrido, o aluno consegue aprender em sua própria velocidade – e o professor, que exerce um papel de orientador/instrutor, se necessário, consegue ajudar a acelerar o processo ou dar recursos mais avançados para garantir o interesse do estudante.

Prepare-se para o futuro do trabalho

O ensino híbrido permite o desenvolvimento de diversas habilidades para o mundo do trabalho e para o mundo real, como competências socioemocionais, senso de responsabilidade e maior capacidade de resolução de problemas.

Como funciona o ensino híbrido no SESI SENAI?

A Rede SESI SENAI e a Escola S, inclusive, utilizam essa metodologia e aliam as atividades presenciais e virtuais, a partir de tecnologias educacionais como Google for Education, Meet, Geekie One e até WhatsApp e Telegram. Essa abordagem está fazendo enorme diferença no enfrentamento da pandemia do coronavírus e na promoção de aulas de qualidade, mesmo durante a crise sanitária. 

Se você se interessa por metodologias inovadoras, veja também a matéria sobre metodologias ativas e descubra como elas funcionam na rede SESI SENAI.

Exit mobile version