Site icon Blog SESI SENAI

Entenda o que é a Indústria 4.0 e descubra por que o SENAI é referência

 

Aplicativo de banco, mapa do trânsito em tempo real, aparelhos inteligentes dentro de casa, mensagens instantâneas. Do momento em que acordamos à hora de dormir, a tecnologia está presente e é difícil imaginar a vida sem essas facilidades. 

Mas sabia que esse movimento também vem crescendo dentro das indústrias e promete transformar as relações de trabalho e a forma como interagimos com as máquinas? Essa é a Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0

Descubra aqui o que esse termo significa e como ele pode transformar sua vida profissional nos próximos anos. 

Leia também ++ O que é metodologia STEAM e por que você precisa conhecer

Afinal, o que é a Indústria 4.0?

A Indústria 4.0 é um conceito que representa a união entre automações industriais e tecnologias variadas, como internet das coisas (IoT), computação em nuvem, inteligência artificial (AI), robótica, entre outras. Em outras palavras, poderíamos dizer que a Indústria 4.0 é o uso de tecnologias inteligentes dentro da indústria. E o principal objetivo é a melhoria contínua dos processos e da produtividade.

Pilares da Indústria 4.0

A Quarta Revolução Industrial só é possível porque diferentes ferramentas, tecnologias e conceitos foram integrados para criar um processo produtivo automatizado e autônomo. Confira alguns desses pilares: 

Big Data

Apesar de não ser uma tecnologia específica, o conceito de big data e data analytics é fundamental para compreender a Indústria 4.0.

Com objetivo de melhorar produtividade, os processos da Quarta Revolução Industrial são focados na análise de grandes volumes de dados. Aliadas à simulação em tempo real e à otimização, essas informações permitem que as decisões sejam tomadas com muita rapidez. 

Cibersegurança 

Vazamentos de dados prejudicam clientes, além de trazer danos financeiros, problemas jurídicos e descredibilizar as empresas. É por isso que a cibersegurança vem ganhando cada vez mais protagonismo em um mundo marcado pela tecnologia. E no contexto da Indústria 4.0 ela não pode ficar de fora. É preciso se proteger contra invasões e roubo de informações. 

Computação em nuvem

Uma tendência na área de TI, o cloud computing, ou computação em nuvem, vem crescendo em empresas de todos os setores. Esse formato reduz custos com infraestrutura e armazenamento de dados, além de garantir um desempenho otimizado, com redução no tempo de respostas entre máquinas e na interação com humanos.

Leia também ++ Análise e Desenvolvimento de Sistemas: entenda por que o curso é uma ótima opção em 2022

Internet das coisas

Também conhecida pela sigla IoT (que vem do inglês Internet of Things), a internet das coisas é a interconexão de dois ou mais aparelhos à internet. Nesse modelo, os objetos físicos conseguem compartilhar dados sem a interferência humana

Na automação residencial, por exemplo, o uso da IoT permite que um assistente virtual se transforme em um hub que controla diversos dispositivos inteligentes, como lâmpadas, câmaras de segurança, entre outros. 

A internet das coisas é uma das referências para a Quarta Revolução Industrial, pois garante a automação entre setores e permite que informações detalhadas e descentralizadas (sobre cada etapa do processo produtivo) cheguem até os gestores para a tomada de decisão.  

Inteligência artificial 

Quem gosta de filmes de ficção científica já deve ter se deparado com a temática da inteligência artificial nas telas. Mas o conceito de IA é muito diferente do retratado no cinema, no qual há máquinas/humanoides querendo dominar o mundo. 

Como o próprio nome já diz, na inteligência artificial, as tecnologias simulam habilidades humanas, como aprendizagem, raciocínio, audição, entre outros. Por isso, é comum dizer que na IA as “máquinas aprendem sozinhas”. 

Nessa tecnologia, o próprio sistema analisa os processos e se modifica visando à eficiência produtiva. A IA é fundamental para o desenvolvimento da Indústria 4.0, já que ela garante segurança, faz a manutenção preventiva, reduz falhas e otimiza a comunicação industrial

Fabricação aditiva/Impressão 3D

Na impressão 3D, os objetos são produzidos em camadas, normalmente a partir de uma matéria-prima em polímero ou outra substância em forma de pó. Na Indústria 4.0, esse modelo de fabricação possibilita a customização, bem como a produção de moldes ou desenhos complexos, reduzindo custos e otimizando a produção.

Simulação 

A simulação utiliza dados do mundo real para “duplicar” os processos em um modelo virtual. Com ela, é possível acompanhar, em tempo real, todos os processos produtivos de forma simultânea. 

Essa tecnologia também é conhecida como digital twin, ou gêmeo digital, que é a representação virtual do mundo físico. O objetivo da simulação é encontrar gaps, falhas, vulnerabilidades e potenciais de produção. 

Robôs autônomos

Quando se pensa em um cenário tecnológico, é comum imaginar robôs. E na Indústria 4.0 eles são mesmo protagonistas. Com um leque cada vez maior de utilidades, são construídos com inteligência artificial e IoT para interagir uns com os outros e com as pessoas. Em geral, os robôs executam tarefas manuais nas linhas de produção.

Leia também ++ Estudar em casa: 8 dicas de como aumentar o desempenho

Quais os benefícios da Indústria 4.0?

Além do objetivo, que é a melhoria dos processos produtivos e o aumento da produtividade, a “digitalização” da indústria traz diversos benefícios, como: 

Um dos grandes ganhos da Indústria 4.0 é a otimização dos processos. Isso porque as máquinas inteligentes conseguem reduzir a quase zero o tempo de ociosidade na linha de produção, o que oferece aumento de produtividade e, consequentemente, redução de custos. 

Com a inteligência na fábrica, as empresas terão acesso a bancos de dados, com informações em tempo real dos processos produtivos. Esses dados vão auxiliar tanto na tomada de decisão, que se tornará mais rápida e assertiva, quanto no contato com a cadeia produtiva e com os clientes, que poderão acompanhar todas as etapas do processo. 

Outra possibilidade que a Indústria 4.0 traz é a flexibilidade dos processos. As máquinas podem ser facilmente reprogramadas para a customização, a criação de novos produtos ou a modificação daqueles que já existem. 

Desafios que a Indústria 4.0 traz para as empresas

Diante de tantas possibilidades tecnológicas, a pergunta que fica é: como será a transição das empresas para a Indústria 4.0? 

O primeiro passo, com certeza, é o conhecimento. As indústrias precisam entender as ferramentas disponíveis e como elas podem ser inseridas dentro da empresa para promover o aumento de produtividade. 

Os gestores devem se atualizar sobre os conceitos para poder repensar os processos. Além disso, as empresas terão que buscar profissionais capacitados que dominem o uso dessas ferramentas e tecnologias. 

Mercado de trabalho no Brasil e Indústria 4.0 

O mercado de trabalho estará em expansão e novas profissões devem surgir. De acordo com um estudo feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI), pelo menos 30 novas ocupações devem surgir, em oito áreas, com a Indústria 4.0. 

Segundo a pesquisa, os setores que devem se destacar são:

Para ingressar nesse novo mercado de trabalho, o profissional precisará estar preparado. E, para isso, deverá buscar por uma instituição de ensino que seja referência em Indústria 4.0. 

O SENAI é referência no ensino para Indústria 4.0

É por isso que o SENAI vem se atualizando em infraestrutura e conhecimento para esses novos desafios da indústria. 

Recentemente, a entidade investiu R$16,5 milhões em equipamentos para os laboratórios. As novidades incluem bancadas didáticas que simulam, em tamanho reduzido, como é o processo produtivo dentro de uma Indústria 4.0. Os dispositivos incluem recursos de computação em nuvem, robótica, inteligência artificial, internet das coisas, entre outros. 

A estrutura ficará disponível para estudantes de quase 30 cursos técnicos e superiores e tem previsão de ampliação. Ou seja, quem estuda no SENAI não só aprende como funciona os processos da Indústria 4.0, mas se destaca levando expertise e tecnologia para dentro das empresas. 

Confira como funciona:

Ainda não sabe em que área da Indústria 4.0 quer atuar? Não tem problema. Com o Curso Rápido: Tecnologias 4.0 no Contexto da Indústria, você fica por dentro de todas as tecnologias e se destaca no mercado de trabalho rapidamente. 

Exit mobile version