Conheça as oportunidades da Escola de Aviação SENAI

Conheça as oportunidades da Escola de Aviação SENAI

Cursos Técnicos
Conheça as oportunidades da Escola de Aviação SENAI

23/02/2022 3 min de leitura

 

A Escola de Aviação do SENAI, em Palhoça/SC, próxima a capital do estado, é considerada referência na formação de mão de obra qualificada nas esferas Civil, Forças Armadas e Segurança Pública. Além disso, possui certificação como empresa estratégica de defesa no Ministério da Defesa.

Desde 2009, mais de 500 especialistas já foram formados pela Escola de Aviação para operar no ramo, e empregados em grandes companhias áreas, como a Gol, Azul e Latam. 

Cases de sucesso Escola de Aviação SENAI

O Jonathan Weiss é um dos profissionais formado na primeira turma do curso em Manutenção de Aeronaves da Escola de Aviação SENAI e, atualmente, se destaca como mecânico de aeronaves na empresa Gol. “Nunca me imaginei trabalhando com avião, segui a carreira por meio do incentivo de colegas de trabalho, além de enxergar o crescimento exponencial da área na época. O SENAI me preparou muito bem para o mercado, recordo da excelente infraestrutura oferecida para as aulas práticas que sempre foi um grande diferencial da instituição”, conta. 

Para o profissional Marcos Gomes, que se formou em 2021, na turma do Curso Técnico em Manutenção de Aeronaves Aviônicos, o SENAI foi a porta de entrada para o mercado de trabalho, logo após a conclusão do curso ele foi admitido no quadro de mecânicos da empresa Helisul Aviação. “Essa conquista é graças a todo o suporte técnico que recebi do SENAI, desde a formação até a aprovação da na prova da ANAC”, ressalta. 

A Escola de Aviação do SENAI prepara profissionais para se destacar entre os melhores do mundo, como é o caso do mecânico de aeronaves Vitor Borile, que venceu a seletiva brasileira da WorldSkills, maior competição de educação profissional, na ocupação Manutenção de Aeronaves, e se prepara para o mundial que ocorrerá em Shangai, na China, entre os dias 12 e 17 de outubro de 2022. “A escolha pelo curso Técnico em Manutenção de Aeronaves proporcionou a oportunidade de me tornar excelência na área, e isso me ajudará a alcançar meus objetivos futuros dentro da aviação”, destaca.

O que faz o Técnico em Manutenção de Aeronaves

Entender as atribuições do técnico em manutenção de aeronaves é o primeiro passo para despertar o interesse e descobrir se realmente existe afinidade com a profissão. Para isso é necessário identificar qual das três habilitações da área encaixa no seu perfil.  

  • Aviônicos (AVI):  modalidade que trabalha a parte eletrônica, o profissional estará apto a montar ou desmontar instrumentos de aeronaves, fazer manutenção de equipamentos e diagnosticar condições instrumentais.
  • Células (CEL):  formação voltada para o reparo de estruturas e realizar a manutenção em sistemas de trem de pouso, hidráulicos e pneumáticos, no comando de voo e no interior de aeronaves. 
  • Grupo Motor propulsor (GMP): o técnico capacitado nessa categoria será responsável por programar, controlar e executar a manutenção preventiva e corretiva em motores de aeronaves.

Oportunidades e perspectivas para o mercado da Manutenção de Aeronaves

As oportunidades da área são amplas, um profissional formado pode atuar em indústrias, centros de manutenção, oficinas reparadoras, aeroportos e aeroclubes, em âmbito nacional ou internacional. 

Um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Aviação Civil, que compõe o Anuário Brasileiro de Aviação Civil 2021, aponta que o mecânico de aeronaves está entre as cinco categorias profissionais mais empregadoras da área, portanto, a demanda por profissionais qualificados se torna uma ótima oportunidade de investir na carreira e se especializar. 

Além disso, os ganhos atrativos também chamam atenção, a média salarial nacional de um técnico de Aeronaves é de, em média, R$ 4.046,00 podendo chegar até R$ 5.299,00.

Curso Técnico em Manutenção de Aeronaves

Para iniciar em qualquer uma das modalidades do curso Técnico em Manutenção de Aeronaves, é necessário ter idade mínima de 14 anos, estar cursando a partir do 2º ano ou já ter concluído o Ensino Médio.

O curso se divide em quatro semestres, e possui carga horária entre aulas teóricas e práticas. Após a conclusão o profissional deverá passar pelo exame teórico da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).  

Se interessou? Agora é sua chance de alcançar voos mais altos! Embarque na área da aviação e faça um curso Técnico em manutenção de aeronaves do SENAI