Site icon Blog SESI SENAI

EJA Profissionalizante: saiba tudo sobre a modalidade

De acordo com o último levantamento realizado pelo IBGE, em 2019, ainda existem cerca de 11 milhões de pessoas analfabetas no Brasil. 

Também conhecida como supletivo, a EJA (Educação de Jovens e Adultos), além de melhorar o índice de analfabetismo nacional, tem possibilitado o acesso ao estudo para jovens e adultos que não puderam frequentar a escola em idade regular. Dando assim, a oportunidade para essas pessoas conseguirem melhores empregos e, consecutivamente, uma maior qualidade de vida para si mesmas e suas famílias.

Você sabia que a Escola SESI, também oferece Educação para Jovens e Adultos? Isso mesmo! E diferente da EJA pública, a nossa EJA é profissionalizante. Ou seja, ao concluírem seus estudos, os alunos também recebem uma certificação profissional, tornando-se mais qualificados para atender às demandas das indústrias e empresas em sua região.

Quer entender o que é essa modalidade e saber como funciona a Educação de Jovens e Adultos do SESI SENAI em Santa Catarina? Reunimos todas as informações sobre o tema no texto abaixo. Boa leitura!

O que é EJA?

O objetivo da Educação de Jovens e adultos é garantir o acesso ao ensino básico para pessoas acima de 16 anos que, independentemente do motivo, não puderam iniciar seus estudos ou precisaram interrompê-los.

A modalidade de ensino foi criada pelo Governo Federal para facilitar o acesso ao ensino, bem como para que os alunos obtenham o diploma de conclusão em menos tempo. Estando, desta forma, aptos para as oportunidades de trabalho que exigem escolaridade mínima. 

Além disso, a EJA pode ser ofertada tanto no modelo presencial, como à distância (EAD), ou ainda de forma híbrida, combinando esses dois formatos.

Como funciona a EJA do SESI SENAI? 

Pensando na qualificação dos trabalhadores da indústria catarinense, o SESI, em parceria com o SENAI, oferece a EJA Profissionalizante. Nela, além de conquistar o diploma de conclusão do Ensino Fundamental e/ou Médio, os alunos obtêm uma certificação profissional por meio de um dos cursos oferecidos pelo SENAI/SC.

A EJA Profissionalizante, sob a influência e responsabilidade do SESI SENAI, tem o propósito social de transformar a realidade dos alunos, bem como a forma como enxergam o mundo. Tudo isso por meio de um aprendizado contextualizado com a sua realidade, pensado para formar cidadãos autônomos, cooperativos, dinâmicos e criativos.

 

Reconhecimento dos saberes

Um grande diferencial da EJA do SESI SENAI é o reconhecimento dos saberes. Ou seja, aquilo que o aluno já aprendeu ao longo da vida, seja em casa, na escola ou no trabalho, pode ser validado por meio de um programa de inteligência artificial, reduzindo o tempo para obter a certificação. Dessa forma, a conclusão dos estudos pode ser feita em até 13 meses letivos. 

Duração e formato das aulas 

Os alunos possuem até 13 meses letivos para poderem concluir os estudos.

As aulas são realizadas 80% a distância e 20% presencial, com salas virtuais e materiais digitais. As aulas presenciais ocorrem duas vezes por semana, enquanto os cursos são ofertados simultaneamente (01 dia para a EJA e outro para o curso de qualificação profissional).

Quanto custa a EJA Profissionalizante?

A EJA do SESI SENAI não possui custo para a indústria e para os seus trabalhadores. 

Qual é a idade mínima para cursar a EJA Profissionalizante?

Benefícios da Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante para as indústrias catarinenses

Garantir que todas as pessoas tenham acesso a uma educação de qualidade é essencial para o desenvolvimento dos estados e do país, bem como para a ampliação da democracia. 

Além disso, o investimento na Educação de Jovens e Adultos contribui para a redução da pobreza, da criminalidade e também para o bem-estar, acesso aos direitos básicos e o crescimento econômico da população. 

E EJA Profissionalizante do SESI SENAI propõe um novo modelo de educação que possibilita a abertura de diversas portas tanto para o trabalhador como para a indústria catarinense. 

Conheça os demais benefícios da EJA Profissionalizante:

Quer saber como estudar na EJA Profissionalizante ou levá-la para a sua empresa ou cidade?

Além de oferecer a EJA Profissionalizante nas unidades  do SESI SENAI de todo o estado, as turmas também podem ser disponibilizadas por meio de convênios firmados com as prefeituras ou nas dependências das indústrias parceiras (para seus colaboradores). 

Exit mobile version