Site icon Blog SESI SENAI

Como a Educação Corporativa está transformando profissionais e empresas?

Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, a Educação Corporativa — também chamada de educação empresarial— tem ganhado espaço entre as práticas adotadas pela área de gestão de pessoas nas organizações.

Mas por que isso acontece? Esse formato de qualificação tem se tornado fundamental não somente para o desenvolvimento profissional individual, mas também para o crescimento das empresas em que esses profissionais atuam. 

Indo muito além das capacitações específicas para uma função e do simples aperfeiçoamento de competências, a médio e longo prazo, a Educação Corporativa proporciona o aumento da vantagem competitiva para as empresas que a implementam.

Quer entender o que é, como funciona e como a Educação Corporativa pode fazer a diferença no cotidiano das organizações? Neste conteúdo, você irá saber tudo isso, além de conhecer a importância dessa prática, os principais benefícios dela e conferir alguns exemplos de como ela pode ser aplicada. Vamos lá?

O que é a Educação Corporativa?

É uma prática de gestão de pessoas integrada com a gestão de conhecimento. Por meio dela, são desenvolvidas competências e habilidades necessárias para atingir os objetivos estratégicos das empresas e instituições. 

Qual é o objetivo da Educação Corporativa?

Seu principal objetivo é promover a excelência organizacional, utilizando como principal ferramenta a valorização dos colaboradores.

Isso quer dizer que, a gestão de conhecimento empregada nessa prática, vai muito além de treinamentos empresariais e da qualificação de mão de obra. A educação empresarial tem seus objetivos principais sempre alinhados às metas do negócio e também é uma forma de transformar os processos internos por meio do engajamento das equipes.

Ou seja, a prática permite a cada colaborador uma visão mais ampla do seu papel na empresa. Além de proporcionar um conhecimento mais contextualizado sobre as metas, objetivos e a cultura organizacional da empresa.

Em consequência disso, munido das informações necessárias, esse colaborador passa a ter mais segurança e confiança para sugerir melhorias e soluções nos processos internos.

Percebe como tudo isso pode contribuir para o crescimento da empresa? Para exemplificar melhor, listamos agora os principais benefícios da Educação Corporativa. Confira!

Benefícios da educação empresarial

As organizações, cada vez mais, têm investido no desenvolvimento dos colaboradores tendo em vista a importância do seu protagonismo no processo de elaborar e desenvolver estratégias a longo prazo.

Realizando capacitações e qualificações que proporcionam um ambiente de trabalho mais amistoso e prazeroso, as organizações podem obter uma série de benefícios por meio da educação. Veja quais são eles:

  1. Colaboradores mais motivados e engajados;
  2. Aumento da competitividade e destaque entre a concorrência;
  3. Aumento da produtividade;
  4. Atração e retenção de talentos;
  5. Potencializar os processos de inovação.

Ao analisar cada um desses benefícios individualmente, fica perceptível porque a Educação Corporativa tem sido a chave para o crescimento e a reinvenção de muitas empresas. Tais ganhos são essenciais diante das transformações constantes ocasionadas pelo avanço da tecnologia e a crescente demanda por inovação.

Outro fator que contribui para essa necessidade são as mudanças geradas nos modelos de negócio em virtude da pandemia e suas consequências econômicas em todo o mundo.

Por outro lado, para os funcionários, investir em Educação Corporativa proporciona diversos benefícios além do autodesenvolvimento, entre eles: a oportunidade de alcançar melhores cargos e salários, maior reconhecimento por parte das lideranças, maior facilidade para executar tarefas, encontrar soluções e tornar o dia a dia das equipes mais dinâmico e satisfatório. 

Como funciona a modalidade?

Em muitos casos, as empresas realizam parcerias com instituições de ensino, levando os cursos com exclusividade para seus funcionários, por meio de turmas fechadas. Dessa forma, os conteúdos podem ser mais direcionados, atendendo às necessidades específicas de cada organização.

Como exemplo, podemos citar a Jornada de Liderança e Engajamento Digital, programa oferecido pela Educação Corporativa do SENAI/SC. Pensado e desenvolvido para capacitar trainees de liderança e  líderes corporativos, o curso promove o aprimoramento das competências dos participantes, visando elevar o nível de engajamento de suas respectivas equipes.

Durante os encontros, o líder é orientado a ampliar seu autoconhecimento, através da aplicação do instrumento chamado Myers Briggs Type Indicator (MBTI). Dessa forma, a Jornada o permite compreender seu papel e sua responsabilidade enquanto gestor. O objetivo principal é aumentar o engajamento dos colaboradores, melhorar o clima organizacional e, consecutivamente, aprimorar a performance e os resultados das suas equipes. 

No entanto, também é possível que qualquer pessoa capacite-se de forma individual recorrendo aos cursos oferecidos por instituições especializadas em educação profissional. Um exemplo disso é o Programa Internacional de Educação Executiva (PIEE), oferecido pelo SENAI/SC. 

O programa proporciona aos participantes o acesso a técnicas, ferramentas e conhecimentos de gestão atualizados, visando a geração de novos negócios. Customizado a cada edição para atender às demandas das organizações, o PIEE possui parceria com escolas de negócios internacionais conceituadas. Entre os principais benefícios e ganhos viabilizados pelo programa estão: inovação, conhecimento global, aumento da competitividade, gestão eficiente, liderança, sustentabilidade, design, tendências e novos mercados.

Por que investir em Educação Corporativa?

A Educação Corporativa é uma prática cada vez mais utilizada pela gestão de pessoas devido aos diversos benefícios que proporciona. Além de promover o aumento da produtividade, da motivação e consequentemente, a competitividade das empresas, a Educação Corporativa é muito importante para o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores. Ou seja, traz benefícios para ambas as partes!

Seja para qualificar sua equipe ou ampliar os seus conhecimentos de forma individual e preparar-se para as demandas de um mercado que está a cada dia mais desafiador, você sempre pode contar com o SENAI/SC! 

 

 

 

Exit mobile version