Site icon Blog SESI SENAI

Descubra os cursos técnicos mais procurados em 2022

cursos técnicos mais procurados

cursos técnicos mais procurados

 

A cada ano que passa, os cursos técnicos se tornam opções mais procuradas. Tanto pelos alunos, que, cada vez mais, buscam formações mais práticas, rápidas e direcionadas para o mercado de trabalho. Como também as empresas e empregadores, que buscam profissionais com conhecimentos direcionados para o dia a dia da profissão e com mais base prática do que apenas o fundamento teórico.

Já trouxemos anteriormente aqui no blog, um conteúdo completo sobre o que é um curso técnico,e com todas as informações sobre a modalidade. Você pode acessar o post completo clicando aqui. Mas é importante relembrar que a formação técnica é considerada de nível médio e surgiu para suprir a demanda da indústria por capacitação profissional qualificada.

É possível iniciar um curso técnico ainda no ensino médio. Mas só é possível receber o diploma técnico concluindo o ensino médio.

Leia também ++ Curso rápido: o que é, quem pode fazer e opções para você se destacar

Diferença entre graduação e curso técnico

Enquanto uma graduação dura, em média, de 4 a 5 anos, os cursos técnicos variam entre 1 e 2 anos. Isso ocorre porque as graduações têm como foco o aprofundamento do ensino teórico, enquanto a formação técnica enfatiza o aprendizado prático, direcionando os alunos para a rotina e demandas do dia a dia da profissão escolhida.

Áreas dos cursos técnicos

São muitas as áreas existentes com cursos técnicos disponíveis. O MEC (Ministério da Educação), órgão do governo federal, divide as formações técnicas em 13 eixos tecnológicos. São eles:

Leia também ++ Eletrotécnica ou eletromecânica: qual curso técnico escolher?

Instituições como o SENAI, reconhecido como o maior complexo de educação profissional e tecnológica das Américas, têm autonomia para subdividir os eixos tecnológicos propostos pelo MEC. Confira todas as áreas disponíveis hoje para cursar uma formação técnica no SENAI:

Por que escolher o SENAI?

Como já citado, o SENAI é o maior complexo privado de educação profissional da América Latina. Com uma aprendizagem totalmente voltada para a parte prática das profissões e do mercado de trabalho, o SENAI é referência nacional no apoio à tecnologia e inovação em empresas industriais de todos os portes e segmentos.

Não é à toa que a taxa de empregabilidade dos alunos do SENAI é altíssima. Uma pesquisa feita com alunos formados de 2020 a 2022, a nível nacional, 7 em cada 10 formados em cursos técnicos do SENAI estavam empregados. Em Santa Catarina, esse número é ainda maior: 9 em cada 10 alunos formados, estão empregados.

A pesquisa ainda demonstrou que 91,1% das empresas pesquisadas preferem contratar egressos do SENAI.

Leia também ++ Técnico em Segurança do Trabalho: tudo sobre o curso e a profissão

Os cursos técnicos que mais empregam

Confira o ranking nacional de cursos técnicos com maiores taxas de ocupação, segundo a pesquisa:

Cursos técnicos mais procurados em 2022

Agora, confira a lista dos cursos técnicos que mais foram procurados pelos estudantes em 2022:

E aí, encontrou o seu curso? As opções do SENAI não param por aí. Venha fazer parte do maior complexo de educação profissional e tecnológica das Américas e seja a primeira opção dos empregadores na hora da contratação. Conte conosco e continue acessando o nosso blog semanalmente.

Exit mobile version