Curso de Tecnologia da Informação: conheça as possibilidades

Curso de Tecnologia da Informação: conheça as possibilidades

Cursos Técnicos
Curso de Tecnologia da Informação: conheça as possibilidades

13/04/2022 3 min de leitura

Já falamos por aqui que, com a pandemia, houve um aumento de demanda no mercado de trabalho da área de tecnologia.

Segundo a CBN, foi registrado um crescimento de mais de 670% na busca de profissionais de tecnologia só em 2020. 

Essa renovação digital colocou o profissional de tecnologia entre as 10 profissões em maior crescimento no país. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) estimam que até 2024 sejam geradas mais de 350 mil vagas na área de Tecnologia da Informação (TI).

 Os profissionais mais requisitados da área são: analista de sistemas, analista de suporte, analista de business intelligence, desenvolvedor e o técnico em TI.

O mercado de trabalho é favorável e vale lembrar que a área de tecnologia também lidera o ranking com o maior número de vagas voltadas para profissionais recém-formados, segundo um levantamento realizado pelo LinkedIn.

Em resumo, hoje, um profissional de TI com uma boa formação consegue entrar no mercado sem  grandes dificuldades. Quer algumas dicas de curso técnico em TI para você iniciar a sua carreira? Confira!

Como se tornar um profissional de TI

A área de tecnologia é muito ampla. Entre as diversas possibilidades, o profissional de TI  pode trabalhar desde a programação até engenharia da computação. É importante conhecer as opções e identificar o nicho de atuação que mais se adequa ao seu perfil. 

O SENAI oferece diversas opções para quem quer atuar na área de TI. Confira algumas:

Curso Técnico em Redes de Computadores

No curso você aprende a desenvolver habilidades em interpretação de projetos, instalação e configuração de estrutura de redes, equipamentos e sistemas operacionais, além de adoção de recursos de segurança e de acesso à infraestrutura de redes. O curso é híbrido e carga horária de 1000 horas. Confira as cidades disponíveis.

Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

Os alunos estarão qualificados para atuar na construção de softwares projetando e implementando programas de computador nas linguagens Java e .NET. Além disso, o estudante aprende a utilizar a tecnologia para o desenvolvimento de sistemas no ambiente Mobile. O curso é 100% EAD e tem carga horária de 1200 horas.

Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais

No curso, você desenvolve a habilidade de programar e testar jogos digitais integrando dispositivos e elementos multimídia, de acordo com metodologias e padrões de desenvolvimento, adotando normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança do trabalho e preservação ambiental. O curso é presencial, confira as cidades disponíveis.

Cursos superiores na área de Tecnologia da Informação

Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 

A graduação neste curso permite explorar e a tecnologia da informação e comunicação com muita qualidade, raciocínio lógico e autonomia intelectual. O curso é híbrido e com carga 2020 horas.

Superior de Tecnologia em Sistemas para internet

O Tecnólogo em Sistemas para Internet irá desenvolver e gerenciar projetos de sistemas para internet, utilizando tecnologias emergentes, boas práticas de usabilidade, normas e padrões de qualidade e de segurança da informação.  O curso é presencial ou híbrido com carga horária 2060 horas. Confira as cidades disponíveis.

Engenharia de Computação

O curso de Engenharia de Computação tem como objetivo principal atender a uma crescente demanda da indústria local por recursos humanos com formação profissional na área de engenharia, com perfil técnico e empreendedor, com conhecimento específico na área e de suas aplicações ao projeto, desenvolvimento de software, infraestrutura e serviços, aptos a contribuírem de forma significativa para a excelência industrial e, por consequência, com a competitividade das indústrias e o desenvolvimento sustentável. O curso é presencial com carga horária 4060 horas. Confira as cidades disponíveis.

Curtiu?

Acesse a página completa de cursos do SENAI e escolha o que mais se adequa ao seu perfil. São milhares de cursos: profissionais, técnicos, graduações, pós-graduações e muito mais!