Copa Brasil de Matemática Manga High: alunos SESI SENAI são destaque

Copa Brasil de Matemática Manga High: alunos SESI SENAI são destaque

Ensino Médio
Copa Brasil de Matemática Manga High: alunos SESI SENAI são destaque

14/05/2020 2 min de leitura

Você conhece a Copa Brasil de Matemática promovida pela Manga High? No início deste mês, mais de 2,2 mil estudantes da rede SESI SENAI participaram da 6a edição da competição. Os estudantes dos ensinos médio e fundamental competiram, entre os dias 4 e 8 de maio, de forma 100% online. E nossos alunos tiveram várias vitórias! Quer saber mais? Acompanhe a matéria a seguir:

Manga High e a aprendizagem baseada em games

A Manga High é uma plataforma educacional de origem britânica, com ambiente de aprendizagem colaborativa e conteúdos em formato de quizzes e games inovadores. Com eles, os alunos conseguem dinamizar os estudos e engajar-se no domínio da matemática e do coding. Todos os desafios da Manga High são alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e conseguem harmonizar a pedagogia com o aprendizado lúdico.

Neste momento de pandemia, a plataforma tem papel ainda maior: incentivar e motivar os jovens a continuar estudando e se divertindo em casa, por meio da gamificação. E foi essa a iniciativa da 6a. Copa Brasil de Matemática Manga High, o torneio online disputado por alunos das redes de escolas públicas e particulares. 

Desafios matemáticos e o Ensino SESI SENAI

A competição também premiou os alunos e escolas que conseguiram alcançar as melhores pontuações. A escola SESI SENAI de Joinville, por exemplo, conquistou o terceiro melhor lugar do país, e a de Concórdia, a sétima colocação e o maior número de medalhas de ouro e geral. Além disso, a escola SESI SENAI de Florianópolis teve seus três primeiros estudantes como recordistas de pontos da competição entre as unidades da rede.

Para o diretor de tecnologia e educação da FIESC, Fabrizio Machado Pereira, “São números realmente impressionantes e que mostram um grande engajamento e comprometimento dos nossos estudantes, orientados por nossos docentes de matemática. No total, tivemos quase dez mil horas de atividades de matemática realizadas e conquistamos 270 medalhas”.

Registramos aqui os nossos sinceros parabéns a todos os docentes da rede SESI SENAI pela dedicação e resultados impressionantes. O trabalho de vocês é essencial para preparar os jovens ao mercado de trabalho e garantir que o momento de estudo seja descomplicado, divertido e alinhado ao currículo escolar. 

Bônus: Atividades de matemática

Você sabia que a matemática é, inclusive, uma das áreas trabalhadas na abordagem STEAM, trabalhada nas escolas do SESI e do SENAI? A sigla, que vem do acrônimo em inglês para as palavras Science, Technology, Engineering, Art-Design e Mathematics, significa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, e é baseada em projetos que integram todas essas áreas de conhecimento. 

O objetivo da metodologia STEAM é formar nossos alunos com uma bagagem integrada de conhecimentos, desenvolvendo valores em conjunto com o conteúdo e preparando-os para os desafios do futuro do trabalho. Com o uso do ensino STEAM, os estudantes são capazes de experimentar e vivenciar o pensamento crítico e científico de forma reflexiva, seja por meio de games, como os do Manga High, ou projetos interdisciplinares.

E as atividades de matemática que prepararam nossos alunos para a Copa Brasil já estão disponíveis para os estudantes! Nos games da Mangahigh temos jogos focados na Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade, além de situações-problema para você resolver. Conheça mais desafios na Revista Você Maker:

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A REVISTA