O Pequeno Príncipe, Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, João e o Pé de Feijão, O Mágico de Oz: tenho certeza que você conhece pelo menos uma dessas histórias, consideradas clássicas da literatura infantil. Elas fazem parte do imaginário de crianças e adultos de todos os cantos do Brasil e mundo afora.
E sabe o que é curioso? Os livros que você leu na infância vão marcar a sua vida! Além de te ensinarem sobre diversos assuntos da vida real, como por exemplo, quando O Pequeno Príncipe fala “Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante”. Você guardará essas histórias em sua memória afetiva e, no futuro, poderá compartilhá-las com outras crianças, como os seus filhos.
Além disso, a leitura tem o poder de nos levar a lugares nunca visitados, nos apresentando um mundo novo. Despertar esse potencial criativo nas crianças é extremamente importante para o desenvolvimento infantil.
Mas como qualquer hábito, a leitura deve ser exercitada constantemente e preferencialmente, desde a infância. Quando começar? A leitura infantil deve fazer parte da vida das crianças antes mesmo da alfabetização. Falaremos mais sobre isso ao longo do texto.
Então, bora? Boa leitura!
Para dar início, por que estimular a leitura infantil?
A leitura é uma ótima opção para prender a atenção das crianças, mas vai muito além de uma atividade recreativa. Ela é fundamental para o desenvolvimento emocional e cognitivo na infância, competências estas relacionadas a capacidade de aprender, memorizar e resolver problemas.
Além disso, ela também beneficia habilidades linguísticas e de comunicação. Ou seja, são muitos benefícios! Confira alguns. 👇
Benefícios da leitura infantil
- Amplia o vocabulário
Quanto mais expostas a novas palavras, maior será o vocabulário das crianças.
Mas não para por aí! Ao apresentar novas culturas e realidades por meio das histórias, a leitura infantil também amplia a visão de mundo dos pequenos.
- Beneficia a escrita e interpretação textual
Ao ser estimulada à leitura, a escrita e a interpretação de textos também serão desenvolvidas.
Quando a criança lê em voz alta, também é possível estimular a fala, melhorando a pronúncia e a dicção das crianças.
- Desenvolve a inteligência emocional
Muitas histórias e livros infantis abordam as emoções e os sentimentos, justamente para que as crianças possam aprender a identificar o que sentem e demonstrar suas emoções.
Lembra no início do texto, quando falamos sobre memória afetiva? Pois então, compartilhar histórias também fortalece laços. Quando você lê um livro que marcou sua vida para uma criança, você está compartilhando afeto – e isso é lindo.
- Melhora a concentração
Um bom livro é capaz de prender a atenção do leitor e levá-lo para outra dimensão.
As crianças piram nas histórias de contos e fábulas, o que contribui para a capacidade de concentração e de atenção. Também causa relaxamento, o que reduz a ansiedade, algo fundamental em tempos de alta exposição a telas.
- Desperta a imaginação e a criatividade
Já falamos sobre o benefício da leitura para a interpretação textual e para melhorar a capacidade de se concentrar, essas duas habilidades somadas resultam em muita criatividade!
E, o nosso poder criativo amplia o senso crítico e a capacidade de resolver problemas.
Como incentivar a leitura na infância
Quando se trata de leitura infantil, quanto antes ela for iniciada, melhor. Contar histórias para os bebês e utilizar livros interativos, como os de pano ou aqueles para o banho, onde a criança pode brincar enquanto recebe estímulos sensoriais, é uma boa maneira de começar.
A partir da alfabetização, a leitura será primordial para melhorar o aprendizado das crianças em diversos aspectos, como abordamos anteriormente.
Entretanto, vale ressaltar que também é possível apostar em outros formatos de livros, como os digitais. O importante é testar e introduzir a leitura na vida da criança de diferentes formas.
Leia também: Educação STEAM: o que é e por que você precisa conhecer
3 dicas para estimular a leitura infantil
1️⃣ Troque experiências
Estimule a imaginação, a memória e a criatividade da criança pedindo para que ela conte as histórias dos livros que está lendo e relate o que mais está gostando em cada uma.
No caso dos bebês, use o seu corpo e sua voz para contar as histórias, fazendo mímicas e diferentes entonações de voz para tornar mais atrativo.
2️⃣ Saiba o que a criança gosta de ler
Conheça as temáticas literárias preferidas da criança e presenteie com livros que você sabe que ela vai gostar, tornando a leitura prazerosa. Insistir em leituras difíceis ou que não atraem a criança pode até afastá-la da literatura.
3️⃣ Defina uma rotina de leitura
Estabeleça uma rotina e um objetivo para as leituras. Por exemplo, ao longo do mês a criança vai ler uma história em quadrinhos e um livro e ao concluir, vai compartilhar o que interpretou de cada leitura.
Além disso, leva as crianças para visitar bibliotecas e passear em ambientes onde possam ler com tranquilidade.
Todas essas dicas ajudarão a tornar a leitura infantil um hábito!
O que ler em cada fase da infância?
- Até os 3 anos: livros interativos e com estímulos sensoriais para o desenvolvimento da concentração e dos sentidos, como o tato e a audição.
- Dos 3 aos 6 anos: livros de fantasia que ajude as crianças a identificar as emoções e a lidarem com elas.
- A partir dos 6 anos: livros com juízo de valor que desenvolvam a maturidade, o pensamento crítico e a autonomia das crianças.
Além disso, é possível inserir livros ou revistas que ajudem a complementar as leituras escolares, beneficiando os estudos das crianças.
Na Escola SESI, a leitura é uma parte essencial da rotina, acompanhando os estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Há ofertas inclusive de clubes de leitura gratuitos no turno contrário às aulas. Isso garante que todos aproveitem os benefícios da leitura em suas vidas. Clique aqui e saiba mais sobre a metodologia da escola!