Ciência de Dados e Inteligência Artificial: conheça as vantagens

Ciência de Dados e Inteligência Artificial: conheça as vantagens

Mercado de trabalho
Ciência de Dados e Inteligência Artificial: conheça as vantagens

23/09/2021 3 min de leitura

 

O homem, ao longo de sua história, sempre procurou uma maneira de compreender o comportamento humano. Empresas sempre buscaram entender o universo de seus clientes, e até mesmo governos, rastrearam as necessidades de suas nações. É a partir desse cenário, que te convido a conhecer um pouco mais sobre o advento da ciência de dados e da inteligência artificial, apresentando quais são os impactos no cotidiano de toda a população.

Com o avanço da tecnologia, agora é possível transformar dados  em informações relevantes, de maneira ágil e eficiente, resultando em conhecimento e poder de decisão com base em fatos concretos.

50% da população mundial já tem conexão com a internet. Agora tente imaginar quantos dados estão sendo armazenados, de todas essas pessoas que utilizam diariamente seus dispositivos móveis. 

Mas calma aí, vamos entender um pouco mais todo o contexto? Vale a pena conferir!

O que é Ciência de Dados?

A Ciência de dados, ou data science, em inglês, é uma área que existe há 30 anos, porém, apenas nos últimos anos ela vem ganhando fama e garantindo um lugar no mercado.

Como peculiaridade, a ciência de dados é jovem, ela surgiu dos campos de análise estatística e mineração de dados (data mining). O Data Science Journal estreou em 2002, publicado pelo Conselho Internacional para Ciências: Comitê de Dados para Ciências e Tecnologia.

Em 2008, a definição de cientista de dados manifestou-se, e a área emergiu rapidamente. O que resultou em uma carência de cientistas de dados desde então, embora mais e mais faculdades e universidades tenham começado a oferecer graduação em ciência de dados.

Desta forma, podemos definir a Ciência de Dados como uma área responsável pela captura de informações utilizando tecnologias, modelos e metodologias.

Além disso, se nos tempos ultrapassados, uma empresa tolerava decisões de forma mais intuitiva, fazer isso atualmente, em um cenário globalizado e de alta competitividade, é, na prática, uma atividade que pode prejudicar todo o fluxo de uma indústria.

Agora que te apresentei um pouco mais sobre o conceito, que tal conhecer um pouco mais sobre Inteligência Artificial e qual sua importância dentro deste contexto?

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é uma área que simula a inteligência e o comportamento humano.

O termo ‘Inteligência Artificial’ surgiu em 1955, dito por John McCarthy, professor de matemática do Dartmouth College, onde ele buscava dizer que todos os aspectos da aprendizagem ou qualquer outra característica de aprendizagem poderiam ser descritos e simulados por uma máquina.

A ciência da computação define a IA como um dos principais e mais importantes avanços tecnológicos para o cotidiano, pois com ela é possível conectar diversos ambientes em uma única experiência.

Ela consegue auxiliar, indicar as necessidades, nos ajudar a tomar decisões e lembrar de tarefas importantes. O algoritmo tornou-se então um ferramenta fundamental para geração de ações que antes não eram realizadas por máquinas.

Um exemplo de inovação, onde é utilizado essa metodologia, são os carros inteligentes, que atuam sem a necessidade de um motorista fisicamente. Dessa forma, é possível detectar a melhor alternativa para diversas situações como velocidade, frenagem, climatização, origem e destino apenas com Inteligência Artificial.

Além disso, é importante ressaltar que não deve-se confundir Inteligência Artificial com a intenção de fazer com que uma máquina assuma a posição humana. O intuito é que ela seja capaz de variáveis, interpretar e resolver problemas.

4 vantagens da Inteligência Artificial

–  Maior produtividade: Economia de tempo nas tomadas de decisões

–  Foco total no usuário: Individualização de situações

–  Armazenamento: Banco de dados seguro

–  Análise complexas de dados: Automatização de processos

Ciência de Dados e Inteligência Artificial: mudanças rápidas

Acompanhar as mudanças da tecnologia é um dos grandes desafios das profissões do futuro. Será valorizado aquele profissional capaz de interpretar dados para utilização correta, trazendo consigo resultados nas reduções de custos e aumento da produtividade. Cientista de dados é apenas uma das profissões em alta no mercado de trabalho.

Portanto, a dica é, invista na educação e na atualização de seus conhecimentos, conheça os cursos oferecidos em nosso site, com nível de excelência no MEC e docentes que possuem experiência no mercado, tudo isso você encontra aqui!

Como você está caminhando para essa nova realidade?

Compartilhe o conteúdo e conte para nós! 

Até a próxima.