Compartilhe Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Linkedin
Auxiliar administrativo: descubra quais são as características desse profissional

Auxiliar administrativo: descubra quais são as características desse profissional

Curta Duração
Auxiliar administrativo: descubra quais são as características desse profissional

1 mês atrás 3 min de leitura

Dificilmente você nunca esbarrou em uma vaga de emprego para auxiliar administrativo ou algo relacionado. Isso porque, esse profissional é muito requisitado no mercado de trabalho.

Mas toda essa requisição pode trazer dúvidas quanto à profissão. Afinal, o que faz um auxiliar administrativo? Vamos descobrir!

O que faz um auxiliar administrativo?

O auxiliar ou assistente administrativo pode atuar em diferentes segmentos e setores no mercado de trabalho, como por exemplo, trabalhar em um grande shopping, no salão de beleza do seu bairro, no hotel que você se hospeda quando viaja, nas escolas que você estudou, enfim, as possibilidades são muitas. Qualquer empresa ou instituição precisa de um auxiliar administrativo.

Entre sua principal função está o amparo à administração da organização em suas mais variadas tarefas internas e diárias. Como ele atua em diferentes segmentos, basicamente as atividades desempenhadas no dia a dia vão depender da área de atuação de cada empresa. Mas podemos destacar algumas tarefas comuns para esse profissional:

– Auxiliar o controle financeiro através de relatórios.

– Estruturar, organizar e manter atualizados arquivos de documentos.

– Preencher formulários e planilhas de controle.

– Emitir notas fiscais, bem como controlar as receitas e despesas.

– Realizar o atendimento através do telefone e e-mail.

– Manter contato com fornecedores.

– Organizar as agendas.

– Redigir comunicados.

– Monitorar a logística da empresa.

Como você pôde perceber, um assistente administrativo conversa com diferentes áreas mesmo dentro da organização. Ou seja, faz parte da sua rotina ajudar em processos internos, como: RH, departamento financeiro, contábil, logística, atendimento ou vendas.

Sabe quem administra sua folha de pagamento? O auxiliar administrativo.

Esse profissional apoia diretamente as tomadas de decisão da empresa, por isso, ter um bom assistente administrativo dentro da instituição é muito importante para garantir o controle e andamento dos processos.

5 habilidades de um bom auxiliar administrativo

Um dos pontos positivos para o profissional que atuará como assistente administrativo é seu poder de crescimento dentro da empresa. Pois como ele trabalha diretamente controlando processos importantes para a cadeia produtiva da instituição, acaba tendo uma visão macro da empresa, além de desenvolver competências em diversas áreas.

Mas, quais são as habilidades necessárias para se destacar como auxiliar administrativo? Confira!

1. Organização

Como dar conta da administração de uma empresa? É preciso muita organização! Essa, provavelmente, seja uma das principais qualidades para ser um bom auxiliar administrativo.

2. Proatividade

A capacidade de lidar com conflitos é determinante. Como esse profissional está envolvido em diferentes setores da empresa, ele precisa dominar as situações para que sigam conforme planejadas. Aqui, podemos destacar também a autonomia e flexibilidade como habilidades importantes.

3. Ser detalhista

O controle dos documentos, planilhas, agendas, metas de crescimento e afins exigem um profissional detalhista. Cada dado é importante. Por isso, um bom auxiliar administrativo deve estar atento a cada detalhe. 

4. Comunicação

Saber se comunicar é imprescindível. Esse profissional precisa manter uma boa comunicação interna e externa. Ou seja, entre os colaboradores e também com os fornecedores e clientes. 

5. Saber administrar o tempo

Prazos fazem parte da rotina desse profissional. Por isso, administrar e aproveitar ao máximo o tempo é fundamental para conquistar bons resultados e destaque profissional. 

Qual curso deve ser feito para atuar como auxiliar administrativo?

O pré-requisito básico para qualquer vaga de emprego para assistente administrativo é o ensino médio completo e conhecimento em informática básica. Mas quem vai além sai na frente.

 

Leia também: Como fazer gráfico no Excel? Aprenda com o passo a passo

 

Entre os cursos que você pode fazer para atuar como auxiliar administrativo, estão os de nível superior, como Administração ou Secretariado Executivo; nível técnico ou profissionalizante, como Técnico em Administração, Secretariado ou Logística; e ainda, cursos rápidos, para quem tem pressa em atuar no mercado de trabalho, como Assistente Administrativo ou Administração Financeira

Conte com o SENAI para começar a construir a sua carreira profissional com a qualidade SENAI que você já conhece. Cursos disponíveis nas modalidades EaD ou presencial. Escolha o curso que mais desperta seu interesse e torne-se um auxiliar administrativo.