Saiba tudo sobre a profissão de assistente administrativo e descubra se ela é para você!

Saiba tudo sobre a profissão de assistente administrativo e descubra se ela é para você!

Cursos Rápidos
Saiba tudo sobre a profissão de assistente administrativo e descubra se ela é para você!

24/06/2022 3 min de leitura

 

Você está buscando uma profissão que lhe permita atuar nas mais diversas áreas do mercado e que ofereça muitas oportunidades? Então, o cargo de assistente administrativo pode ser o que você procura! 

Muito buscado pelas empresas e organizações, o assistente administrativo atua como uma espécie de suporte na gestão de empresas, trabalhando essencialmente nos setores financeiro, comunicacional, de logística e nos processos operacionais.  

Esse profissional é fundamental para garantir o pleno funcionamento de muitos negócios e, por isso, vagas são abertas constantemente, não faltando oportunidades para quem quer ingressar na área administrativa.

Quer saber se essa é a profissão ideal para você? Acompanhe o texto abaixo e descubra quais habilidades você precisa ter para atuar nela, como se qualificar e como está o mercado de trabalho atualmente.

E mais: saiba também a diferença entre assistente administrativo e auxiliar administrativo. 

Boa leitura!

O que faz um assistente administrativo?

Como um assistente administrativo você será responsável pelas demandas administrativas da empresa. Sua rotina de trabalho pode ser bastante diversificada e contar com algumas atividades como:

  • Suporte às demandas operacionais;
  • Atendimento aos fornecedores e clientes;
  • Gerenciamento de arquivos, cadastros e documentos recebidos ou enviados;
  • Apoio no controle de contas, correspondências, emissão ou lançamento de nota fiscal;
  • Elaboração de planilhas e relatórios gerenciais;
  • E muito mais! As possibilidades são inúmeras.

Além do trabalho de auxiliar os gestores e líderes, esse profissional comumente também realiza atividades de apoio a outras áreas, principalmente recursos humanos, marketing e financeiro.

É possível me tornar um assistente administrativo sem fazer um curso superior?

Sim! Você irá encontrar vagas para assistente administrativo em que o único pré-requisito de formação é ter o Ensino Médio completo. Porém, se você deseja se destacar no mercado de trabalho e crescer na carreira, é altamente recomendável fazer um curso rápido de assistente administrativo ou um curso técnico em administração.

O que é preciso para ser um assistente administrativo?

Além de ter uma boa comunicação e ser uma pessoa que gosta de organização, você também precisará estar bastante familiarizado com a tecnologia. Afinal, as rotinas administrativas, em sua grande maioria, vão envolver o uso de conhecimentos em programas de informática, como o Word e o Excel.

Além disso, agilidade, responsabilidade, boa memória e facilidade para lidar com números são algumas habilidades bastante importantes para a função.

Além das competências que listamos acima, ter algum conhecimento em inglês não é obrigatório, mas lhe garante um bom diferencial nos processos seletivos.

Como me tornar um assistente administrativo?

A melhor maneira de ingressar na área é fazendo um curso técnico ou rápido, pois com uma dessas qualificações seu currículo ganhará mais credibilidade, você desenvolverá as competências buscadas pelas empresas e aumentará suas chances de ser contratado(a). 

Qual a diferença entre auxiliar administrativo e assistente administrativo?

De modo geral, o assistente administrativo exerce funções mais complexas do que o auxiliar administrativo. O assistente normalmente cumpre as funções mais complexas e atua diretamente ao lado dos gestores.

Já para a função de auxiliar administrativo, as funções comumente delegadas são de atendimento, controle e preenchimento de planilhas e documentos, organização de arquivos e registros, entre outras atividades burocráticas semelhantes.

Outro ponto a se destacar também é que é bastante comum que as empresas exijam uma qualificação para o cargo de assistente administrativo. E, por conta disso, sua a remuneração é mais alta do que a de um auxiliar.

Mercado de trabalho para assistente administrativo

Por ser uma função extremamente essencial na maioria das empresas e organizações, existem muitas oportunidades de trabalho para os profissionais nos mais diversos setores da economia, conforme já foi citado anteriormente. Mas fica a dica: uma qualificação vai lhe garantir as melhores colocações, mais oportunidades de crescimento e, é claro, um salário maior.

Também existem muitas vagas disponíveis em órgãos públicos. Mas, nesses casos, é necessário ser aprovado em um concurso público para atuar na função.

 

Como você pode perceber, a carreira de assistente administrativo pode abrir muitas portas para quem está buscando uma profissão. E não esqueça: se você quer tornar-se um profissional qualificado e ganhar destaque nos processos seletivos, conte com a instituição de ensino que é referência mundial em ensino profissionalizante! Vem pro SENAI! 💙